Para Márcio França, encontros como o Santos Export promovem ações importantes para os segmentos envolvidos, além do compartilhamento de informaçõesCrédito: Gabriel Imakawa
Santos Export
Ministro propõe construção do túnel Santos-Guarujá em conjunto com SP
Márcio França discursou na solenidade de abertura do Fórum Santos Export 2023
Convidado para discursar na solenidade que abriu o Santos Export 2023 – Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, o ministro de Portos e Aeroportos Márcio França pediu a unificação dos poderes para avançar em obras importantes para o setor portuário e aeroportuário. França enfatizou que a política seja deixada de lado em prol de ações e projetos voltados para o setor.
O ministro disse que convidou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para fazer, em conjunto, a obra do túnel imerso que ligará Santos e Guarujá (SP).
“Aquilo que é tarefa pública, temos que fazer de forma unificada. Faço o convite ao governador para que façamos o túnel em conjunto. Que façamos as soluções das perimetrais em conjunto, que façamos nossas coisas em conjunto. E lá na frente o povo decidirá quem é melhor para efeito de candidatura ou não”, disse.
O ministro enfatizou a unificação dos poderes responsáveis, pediu maior concentração para maiores avanços no setor.
“Vamos avançar em cada uma das etapas que o processo eleitoral tem como obrigação da gente fazer. Passou a eleição, vamos cada um para a sua função e vamos concentrar nas nossas funções. Quando a gente concentra e faz de forma unificada, nós vamos mais longe”, analisou.
Representando o Governo Federal no evento de abertura, em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, França disse que Lula pediu que a gestão do Ministério seja feita de forma mais célere, visando atender as demandas do setor.
“A ordem é agir mais depressa. Nós criamos regras no passado e elas são importantes para regular o setor público, mas acabamos criando também muitos nós, por isso hoje a tarefa do ministério é desatar nós”, declarou.
França ainda elogiou a iniciativa dos fóruns nacionais e internacionais promovidos pelo Grupo Brasil Export, ressaltando que encontros como esse promovem ações importantes para os segmentos envolvidos, além do compartilhamento de informações sobre o que está acontecendo no setor, de forma mundial.
“Foi de um encontro do Santos Export, anos atrás, que saiu a ideia de um grupo para cuidar de questões específicas de portos. Na época o presidente Lula exercia o seu segundo mandato e eu sugeri a ele. Depois de algum tempo, ele anunciou a criação do Ministério de Portos”, contou o ministro.