domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Região Sudeste

Especialistas debatem uso e produção do hidrogênio verde na Alesp

Atualizado em: 29 de maio de 2023 às 9:43
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Evento, que faz parte do Ciclo ILP-FAPESP, será realizado hoje à tarde

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) promove, hoje (29), mais uma edição do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, que terá como tema as potencialidades do hidrogênio verde (H2V). O evento contará com a participação de pesquisadores que buscam superar as complexidades e desafios que envolvem a produção e o uso da energia. O evento acontecerá de forma presencial, a partir das 15h.

Elemento abundante no planeta, o hidrogênio pode ser usado em transporte, geração de energia elétrica, aquecimento residencial e industrial, armazenamento de energia e produção de produtos químicos. No entanto, ele precisa passar por uma série de etapas até se converter em energia verde.

A produção de hidrogênio verde por meio de fontes renováveis de energia é considerada limpa e sustentável, cujo atores de diversos setores demonstram muito interesse em sua utilização.

Os especialistas estão convencidos de que investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento e na infraestrutura para produção, armazenamento e distribuição em larga escala vão possibilitar que o H2V seja uma alternativa viável aos combustíveis fósseis.

“Vários grupos de pesquisa no Brasil têm trabalhado na diminuição do consumo de energia na produção do hidrogênio verde, desenvolvimento de catalisadores mais baratos para a eletrólise da água, uso de biomassa para geração de H2V, desenvolvimento de membranas mais duráveis e formas alternativas de armazenamento e transporte. O hidrogênio é altamente inflamável e seu manuseio, armazenamento e transporte são desafios técnicos a serem enfrentados”, declarou a pesquisadora Lucia Helena Mascaro Sales, professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF).

O hidrogênio também pode ser obtido a partir de etanol. O interesse da indústria pela pesquisa sobre produção e uso do hidrogênio verde é considerado fundamental para que ele deixe de ser apenas uma alternativa promissora. Daniel Gabriel Lopes, pesquisador e diretor da Hytron Energia e Gases Especiais, participará do evento. Ele trará para o debate as soluções tecnológicas em curso para tornar o H2V viável.

O evento acontecerá no auditório Teotônio Vilela a partir das 15h. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube, através do canal oficial da Alesp.

Compartilhe:
TAGS Alesp Assembleia Legislativa de São Paulo energia elétrica Especialistas debatem hidrogênio verde superar as complexidades