domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A Bamin deve entregar 127 quilômetros de ferrovia até 2027. 

Região Nordeste

Prefeitura de Ilhéus e Bamin discutem nova fase de implantação do Porto Sul

Atualizado em: 29 de maio de 2023 às 10:06
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Terminal portuário está em fase de construção, com previsão de conclusão para 2027

Representantes da Prefeitura de Ilhéus (BA) e da Bahia Mineração (Bamin) se reuniram na última terça-feira (23) para avaliarem o andamento das obras do Porto Sul, terminal portuário que está em fase de construção na cidade, com previsão de conclusão para 2027.

O gerente-geral de Controladoria da companhia, Cristiano Botelho, detalhou a nova fase de implantação do complexo e apresentou demandas relativas ao projeto, das quais a prefeitura se colocou à disposição para garantir que o empreendimento avance e contribua com a geração de emprego e renda no município.

O encontro ocorreu no Centro Administrativo da Conquista e, além de Cristiano, contou com a presença do secretário da Fazenda, Gabriel Bittencourt, do auditor fiscal da cidade, Adriano Sales, e do assessor técnico, Diego Danton.

Em abril deste ano, a Bamim ganhou também a concessão para a construção de parte do Trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que ligará Ilhéus à região Centro-Oeste do Brasil. Na época, o prefeito Mário Alexandre destacou que a ferrovia marca um novo ciclo econômico para todo o sul da Bahia.

A obra será um importante corredor logístico de exportação para a Bahia e representa um novo vetor de desenvolvimento econômico para diversos setores produtivos do Brasil, com potencial para alavancar diversas cadeias produtivas, além de atender a demanda da própria companhia, que é responsável pela extração de minérios na região de Caetité e Guanambi, ambas na Bahia.

A Bamim também assumiu o compromisso de contratar, no mínimo, 60% de mão de obra local, visando promover a circulação de renda para as comunidades do entorno da obra.

PORTO SUL

A obra do terminal Porto Sul começou em 2020 e deve ser entregue em 2027, com capacidade para movimentar 42 milhões de toneladas de cargas por ano. Quando entrar em operação, a Bamim vai exportar a sua produção para o mercado internacional, disponibilizando 50% da capacidade total do complexo também para outras cargas, como grãos, fertilizantes e demais minérios.

O terminal deve se tornar o primeiro do Nordeste a receber navios com capacidade de até 220 mil toneladas. A intenção é torná-lo um corredor logístico para o agronegócio e para a mineração do estado.

FIOL

A Bamin, concessionária responsável pelo trecho 1 da Fiol entre Ilhéus/BA e Caetité/BA, deve entregar 127 quilômetros de ferrovia até 2027. 

De acordo com a companhia, as obras do trecho receberão investimentos de R$ 1,1 bilhão e serão executadas pelo consórcio TCR-10, formado por uma empresa chinesa e uma brasileira, no prazo de 36 meses.

O traçado da Fiol 1 atravessará as seguintes cidades baianas: Ilhéus, Uruçuca, Aureliano Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê e Caetité.

A expectativa é de que a Fiol 1 comece operando com capacidade para 18,4 milhões de toneladas de carga, entre grãos e, principalmente, o minério de ferro produzido na região de Caetité.

Estimativas apontam que o volume vai mais que dobrar em 10 anos, atingindo 45,6 milhões de toneladas em 2036 – sendo a maior parte o minério de ferro. Entre as cargas também estão alimentos processados, cimento, combustíveis, soja em grão, farelo de soja, manufaturados, petroquímicos e outros minerais.

Compartilhe:
TAGS Centro Administrativo Porto Sul Prefeitura de Ilhéus terminal portuário