A equipe da Superintendência de Regulação da Antaq visitou portos administrados pela CDP, Terminais de Uso Privado e estações de passageiros da regiãoCrédito: Divulgação/Antaq
Região Norte
Antaq realiza visitas técnicas às instalações portuárias de Belém
Foram discutidas questões sobre tarifas e mudanças na gestão da Companhia Docas do Pará
A equipe da Superintendência de Regulação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) visitou, entre os dias 24 e 25 de maio, os portos administrados pela Companhia Docas do Pará (CDP), Terminais de Uso Privado (TUPs) e estações de passageiros da região.
O órgão explicou que nos últimos anos o Estado tem apresentado crescimento nas operações de líquidos combustíveis e sólidos a granel.
No primeiro dia, a equipe fez reuniões com a CDP para discutir a aplicabilidade e particularidades da Resolução Antaq Nº 61/2021, que trata da padronização das tarifas portuárias dos portos brasileiros.
Já a CDP apresentou o trabalho que tem feito em relação a melhorias na gestão de custos da empresa nos últimos quatro anos para reverter um cenário até então deficitário.
O segundo dia foi marcado por visitas técnicas às instalações portuárias da região, entre elas o Porto de Belém, Porto de Vila do Conde, Porto de Santarém e Terminal de Miramar e Terminal Hidroviário de Belém.
A equipe da agência também conheceu algumas atividades que vêm sendo desenvolvidas dentro dos portos administrados pela CDP, entre elas a construção do terminal que futuramente se tornará uma Unidade de Regaseificação de Armazenamento Flutuante (FSRU), e a atual operação de movimentação de grãos feita em espelho d’água na Bahia de Marajó, em Vila do Conde, que liga o Rio Amazonas ao oceano Atlântico.
A operação em espelho d’água para exportação é vista como inovadora, concretizada por meio de uma pequena instalação flutuante apta ao recebimento de embarcações de pequeno porte que alimentam embarcações maiores, amarradas em boias.
De acordo com o gerente de Regulação Portuária, Sandro Monteiro, as visitas e reuniões foram importantes para analisar como o Porto de Belém e o Complexo de Vila do Conde estão se tornando referência na busca do desenvolvimento portuário brasileiro.
“Pudemos constatar uma visível melhoria na gestão tarifária e de custos da empresa, com reflexos na sustentabilidade da autoridade portuária, inclusive para o seu potencial de investimentos na expansão da infraestrutura. Também conseguimos avaliar como os novos TUPs estão trazendo nova dimensão e aumento de produtividade para o setor local”, explicou.