O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins, Carlos Humberto Lima, recebeu os representantes da CopiCrédito: Arthur Silva/Governo do Tocantins
Região Norte
Presidente da Copi discute novos investimentos no Terminal Integrador de Palmeirante
Reunião com o secretário de Estado da Indústria do Tocantins envolveu também projeto de implantação de usina solar no terminal
O diretor-presidente da Companhia Portuária do Itaqui (Copi), Guilherme Elarrat Eloy, se reuniu no último dia 26 com o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins, Carlos Humberto Lima, para discutirem os planos que envolvem o Terminal Integrador de Palmeirante (Tipa), no Tocantins.
Durante o encontro, os dois falaram sobre as propostas para o desenvolvimento e investimentos em infraestrutura para o ativo e sobre o projeto de implantação de uma usina fotovoltaica no local, que alimentaria a operação no terminal.
Operado pela Copi em parceria com a VLI, o terminal de transbordo de Palmeirante é integrado ao Porto do Itaqui pela Ferrovia Norte-Sul, formando um corredor logístico de transporte de fertilizantes no Arco Norte.
Até o momento, o corredor já transportou cerca de 100 mil toneladas de cargas, entre soja e milho, e há expectativa de que o volume chegue a 500 mil toneladas até o fim deste ano.
“O ambiente logístico oferecido pelo Tocantins é um diferencial e atrai o interesse de novos investidores”, disse Lima.
Ele explicou que a secretaria pode auxiliar nos projetos da Copi através da política de desenvolvimento econômico do Estado, “pois o objetivo da nossa pasta é criar condições basilares para atrair novos investimentos, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável do Tocantins”, afirmou.
Sobre o projeto de instalação de uma futura usina fotovoltaica no terminal, Guilherme disse que “isso gera economia, mas, principalmente, agrega sustentabilidade às nossas operações com o uso de uma matriz energética mais limpa. Foi uma conversa muito produtiva e saímos muito satisfeitos em poder contribuir para o desenvolvimento e crescimento do estado”, declarou.
O terminal
O TIPA tem localização estratégica, próximo às principais fronteiras agrícolas do Brasil, representando um dos maiores investimentos da VLI no Corredor Centro-Norte. Faz conexão com a Ferrovia Norte-Sul (FNS), que também tem acesso à Estrada de Ferro Carajás (EFC).