O incêndio foi registrado no navio Skandi Búzios, de bandeira norueguesa, e segundo a Autoridade Portuária, o incêndio foi rapidamente controlado e, posteriormente, extintoCrédito: Reprodução/Redes sociais
Região Sudeste
Navio atracado pega fogo no Porto do Açu, no Rio de Janeiro
Autoridade Portuária informou que tripulação e trabalhadores portuários não se feriram gravemente
Um navio que estava atracado no Porto do Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro, pegou fogo na manhã desta sexta-feira (2). De acordo com a Autoridade Portuária, o incidente não deixou feridos entre tripulantes e trabalhadores portuários. As causas do incêndio serão apuradas pelas autoridades responsáveis.
O Porto do Açu divulgou, em comunicado oficial, que logo que foi identificado o ponto de incêndio, o Centro de Operações e Resposta a Emergências do terminal portuário acionou imediatamente o Plano de Emergência Integrado.
O incêndio foi registrado no navio Skandi Búzios, de bandeira norueguesa, que pertence e é operado pela empresa TechDOF, que é administrada em conjunto pela TechnipFMC e DOF Subsea.
Segundo a Autoridade Portuária, o incêndio foi rapidamente controlado e, posteriormente, extinto, após esforços conjuntos das brigadas do porto e da tripulação da embarcação.
O incêndio e o trabalho das autoridades de segurança e emergência foi registrado em fotos e vídeos, que circularam pelas redes sociais.
O Porto do Açu reiterou que toda a tripulação do navio e os trabalhadores portuários estão em segurança e não apresentaram nenhum ferimento grave. A Autoridade Portuária confirmou que não houve danos ambientais registrados em razão do incêndio.
“As causas do incêndio serão investigadas e as autoridades competentes já foram devidamente comunicadas”, escreveu o Porto do Açu, em nota oficial.
Até o momento, não foi informado qual a situação do navio após ser atingido pelo fogo e quais partes foram danificadas.
O Skandi Búzios é uma embarcação do tipo lançador de linha que realiza serviços de inspeção, reparo e manutenção offshore e ROV (veículo operado remotamente), que navega sob bandeira da Noruega, com capacidade de carga de 13.200 toneladas, calado de 7,10 metros, boca de 30 metros e comprimento total de 145,90 metros.