Com 10,9 milhões de toneladas, o Porto de Santos foi o responsável por 32% de toda a movimentação portuária pública ao longo de abrilCrédito: Divulgação/APS/arquivo
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Portos movimentam mais de 98 milhões de toneladas em abril
Aumento foi de 1,91% em comparação com o período de janeiro a abril do ano passado
O setor portuário apresentou um saldo positivo no primeiro trimestre deste ano. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), foram movimentadas 98,6 milhões de toneladas em abril.
O aumento foi de 1,91% em comparação com o período de janeiro a abril do ano passado. De acordo com a Antaq, o impulso foi causado pelo minério de ferro e de soja com 27,4 milhões e 18 milhões de toneladas movimentadas, respectivamente.
O petróleo fechou o pódio das mercadorias que movimentaram mais de 10 milhões de toneladas no mês, com 15,46 milhões de toneladas movimentadas.
O superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade, José Renato Fialho, ressaltou que o primeiro quadrimestre do ano passado não foi bom, mas em 2023 tem apresentado números melhores.
“Está mostrando que podemos chegar a um recorde esse ano de movimentação. É um destaque que o carregamento de soja está um pouco atrasado, então a tendência da soja que já melhorou no mês de abril é que ela continue melhorando nos próximos meses”, explicou.
O superintendente também apontou que a política que está sendo reforçada de arrendamento portuário é imprescindível para o crescimento do setor. “É fundamental que a gente continue com esse processo de arrendamento de novas áreas para que tenhamos mais disponibilidade na infraestrutura, para que a gente possa se movimentar com mais eficiência com uma redução de custos”, afirmou.
A implementação da política da BR do Mar também é uma expectativa para o especialista no setor. O projeto que foi sancionado no ano passado visa “estimular o uso da cabotagem, aumentar a frota nacional e equilibrar a matriz de transportes brasileira”.
José Renato Fialho lembra que a medida vai proporcionar um aumento no transporte de contêineres que foi um destaque negativo este ano, com uma redução em relação ao ano passado. “A gente acredita que a BR do Mar pode ajudar a reverter esse cenário”.
No primeiro trimestre deste ano, a Santos Brasil, por exemplo, movimentou 16% a menos contêineres no Porto de Santos no mês de março e 14% a menos no primeiro trimestre. Comparado com março de 2022, a queda foi de 95,3%.
Porto de Santos em destaque
O Porto de Santos (SP) foi destaque no levantamento da Antaq. Ele movimentou 10,9 milhões de toneladas e superou o Terminal de Ponta da Madeira (MA) se tornando a instalação com maior movimento no mês de abril. O local foi o responsável por 32% de toda a movimentação portuária pública ao longo do mês.
José Renato Fialho ressaltou o saldo positivo do Porto de Santos. “É um porto público que depois de muito tempo aparece como o principal porto na movimentação”, disse. O porto santista é visado pelos empresários do setor a favor de sua privatização ““É justo tanto o interesse na privatização quanto o interesse de quem entende que o porto tem que permanecer público”, finalizou.
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, nega a possibilidade de vender o local. No Tribunal de Contas da União (TCU) está parado um processo sobre a privatização do local. A última movimentação na matéria foi no dia 22 de março quando o tribunal decidiu adiar por sessenta dias a análise do processo.
O TCU vai questionar o Governo Federal se existe a intenção de dar continuidade ao projeto de privatizar o porto santista. “Após a troca de governo, algumas autoridades reportaram em entrevistas a perda de interesse do governo federal no projeto. Óbvio que eu não conheço a posição do ministro Márcio França, mas ele tem dito, pelo menos é o que leio na mídia, que o projeto de desestatização seria abandonado pelo Governo”, afirmou o ministro Benjamin Zymler.