São Francisco do Sul é responsável por exportar 80% de toda a soja produzida em Santa Catarina, sendo a China o principal país destinatárioCrédito: Divulgação/SCPAR
Região Sul
Terminal graneleiro de São Francisco do Sul bate recorde no 1º quadrimestre
Foram 586 mil toneladas movimentadas, alta de 22% em relação ao mesmo período de 2022
O Terminal Graneleiro do Porto de São Francisco do Sul alcançou um novo recorde em 2023. No primeiro quadrimestre do ano, foram movimentados 586 mil toneladas de grãos, principalmente, soja. O número representa um aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram recebidas 481 mil toneladas.
São Francisco do Sul é responsável por exportar 80% de toda a soja produzida em Santa Catarina, sendo a China o principal país destinatário. O Terminal ocupa uma área equivalente a quatro campos de futebol, dentro do complexo portuário, e conta com dois grandes armazéns, a partir dos quais os grãos são transportados até os navios, por meio de esteiras.
Segundo Cleverton Vieira, presidente do Porto de Imbituba, o planejamento das obras de revitalização foi essencial para alcançar as metas de crescimento do terminal.
“A partir da previsão de uma safra recorde, a administração do Porto, juntamente com a equipe de funcionários do Terminal, procurou assegurar que o carregamento dos grãos ocorra de modo ágil, reforçando o compromisso do governador Jorginho Mello (PL) em ofertar o melhor serviço possível”, analisou.
Entre as melhorias destacadas, foi a balança rodoviária ampliada para atender caminhões maiores. O equipamento passou de 20 metros para 25 metros. No passado, um caminhão bitrem tinha que ser pesado em duas etapas. Agora, só numa, agilizando o fluxo de veículos.
“O Porto vem recuperando e mantendo a estrutura do Terminal, com investimentos constantes. Prova disso é a recuperação das vias internas, com a implantação de pavimento rígido, adequado à intensa circulação de caminhões pelo recinto”, concluiu Vieira.
A Autoridade Portuária destacou, também, a linha férrea que atende o Terminal Graneleiro, que está recebendo melhorias desde o início do ano.
Cerca de 500 metros da malha ferroviária passam por revitalização, incluindo 300 metros que estão desativados desde 2019. A obra agiliza as manobras dos trens, permitindo o uso de duas vias diferentes: uma para a entrada de vagões carregados e outra para a saída dos vazios.