De acordo com a Wilson Sons, inicialmente, o serviço terá um navio descendo e outro subindo, com saídas quinzenais e embarques regularesCrédito: Divulgação/Wilson Sons
Região Nordeste
Tecon Salvador anuncia nova rota de cabotagem
Serviço liga Nordeste e Norte ao Sul e Sudeste do Brasil
A Wilson Sons, que opera o Tecon Salvador (BA), anunciou uma nova rota de cabotagem. Segundo a companhia, o serviço Expresso Amazonas começou a funcionar no último dia 3, é disponibilizado pela Log-In Logística Intermodal e visa atender às crescentes demandas das regiões Nordeste e Norte, principalmente na conexão direta com o Polo Industrial de Manaus, um dos destinos mais importantes para as cargas baianas.
Funciona assim: após sair do Porto de Salvador, a embarcação possui escalas em Suape (PE) e Pecém (CE), no Nordeste, depois segue para Manaus (AM), no Norte do País. Na saída de Manaus, a rota conta com uma navegação expressa até Santos (SP), sem escalas intermediárias, depois segue para o Porto de Navegantes (SC), no Sul, antes de retornar ao Porto de Salvador.
De acordo com a operadora, inicialmente, o serviço terá um navio descendo e outro subindo, com saídas quinzenais e embarques regulares.
O diretor comercial da Log-In, Felipe Gurgel, falou sobre a nova rota. “Entendemos a necessidade dos clientes de Manaus e desenvolvemos uma solução logística rápida, eficiente, segura e sustentável, com escalas estrategicamente pensadas, maior capacidade e melhor transit time (tempo de transporte)”.
Para Demir Lourenço, diretor-executivo do Tecon Salvador, a eficiência tecnológica, operacional e de segurança do terminal baiano, possibilitadas a partir dos investimentos em infraestrutura para aumentar a capacidade de atendimento, vem colocando a Bahia em posição de destaque.
“A qualidade do serviço prestado tem credenciado o porto baiano a participar de rotas estratégicas para atender às demandas do mercado nacional e internacional. O novo serviço da Log-In tem essa sinergia no importante papel de levar mais agilidade, flexibilidade nas datas das escalas e maior oferta para o transporte de cargas, conectando Norte a Sul do Brasil”, avalia.
A partir de julho, com a conclusão das obras que permitirão o uso de guindastes novos na extensão inteira dos cais principais, o terminal terá capacidade de receber simultaneamente dois navios de até 366 m, além de um navio menor no cais de 240 metros.
Atualmente, o Tecon Salvador atende cerca de 470 navios ao ano, 750 caminhões/dia e é pioneiro no uso de equipamentos elétricos.
Como exemplo, os guindastes de cais e de pátio, que têm sistema de regeneração de energia – tecnologia capaz de acumular a energia gerada na descida da carga para reutilizar no próprio equipamento.