domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Além do lançamento do Observatório da Pesca Artesanal, o Porto de Suape promoveu palestras, também alusivas à Semana do Meio AmbienteCrédito: Divulgação/Complexo de Suape

Região Nordeste

Suape lança Observatório da Pesca Artesanal para garantir a atividade no território

Atualizado em: 9 de junho de 2023 às 11:39
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Espaço debaterá os impactos sociais e ambientais decorrentes das atividades pesqueiras

O Porto de Suape (PE) lançou na quarta-feira (7) o projeto Observatório da Pesca Artesanal, um fórum aberto e permanente que irá debater propósitos, desafios e oportunidades para a atividade no território do complexo portuário.
Além de apoiar a implementação da política de pesca artesanal, o espaço debaterá os impactos sociais e ambientais decorrentes das atividades pesqueiras, promoverá o diálogo permanente entre os elos da cadeia produtiva e estimulará a formação de consenso nos temas de interesse do setor, incentivando a produção, o beneficiamento, a comercialização e o consumo do pescado produzido no território.
Outro projeto, chamado Planejamento Espacial Marinho, também foi lançado. A cerimônia contou com a participação da secretária-executiva de Meio Ambiente do Estado, Karla Godoy; do diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot; pescadores e integrantes das comunidades do entorno.
As iniciativas fizeram parte da programação da Semana do Meio Ambiente de Suape, que começou na última segunda-feira (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento de quarta-feira foi chamado de Agenda Azul e trouxe o tema “Economia dos Mares”.
Antes do lançamento do Observatório da Pesca Artesanal ocorreram palestras ministradas pelo geógrafo Sereno Duprey (Planejamento Espacial Marinho) e pelo superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Estado de Pernambuco Flávio Barros (Megamar e Estoque Pesqueiro).
Ao final do encontro, as comunidades participaram do debate, em que os gestores de Suape se colocaram à disposição para debater sobre as tratativas relacionadas às pautas expostas.

Compartilhe:
TAGS Complexo Portuário fórum aberto Pesca Artesanal Suape