domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A média de movimentos de contêineres por hora no primeiro trimestre deste ano é de 36,2, a melhor da história do Tecon Vila do CondeCrédito: Divulgação/Santos Brasil

Região Norte

Santos Brasil bate recorde de produtividade no Tecon Vila do Conde

Atualizado em: 12 de junho de 2023 às 9:26
BE News Enviar e-mail para o Autor

Terminal operado pela Santos Brasil em Barcarena (PA) chegou à marca de 37,48 movimentos de contêineres por hora em maio

O Tecon Vila do Conde bateu recorde mensal de produtividade no último mês de maio. O terminal de contêineres operado pela Santos Brasil no Porto de Barcarena (PA) alcançou a marca de 37,48 MPH (Movimentos por Hora) — medida que computa o número de embarques e desembarques de contêineres nas embarcações atracadas no cais do terminal. A média no primeiro trimestre é de 36,2 MPH, a melhor da história do terminal.

Segundo a Santos Brasil, a marca é reflexo de uma série de investimentos em tecnologia, infraestrutura e treinamento de equipes, que vêm sendo realizados para aumentar a eficiência do terminal e, consequentemente, o nível de serviço prestado aos clientes.

A companhia destaca, por exemplo, a implantação do software Opus – TOS (Terminal Operating System), que integra as operações de pátio, cais e gates e traz mais eficiência no planejamento, permitindo a gestão da operação em tempo real, com ganhos no padrão operacional, ritmo e velocidade.

Também foi apontada como responsável pelos bons resultados a conclusão das obras de pavimentação, drenagem e iluminação de uma nova área de 20 mil m², que passou a ser usada como pátio de contêineres vazios — elevando a área total do terminal para 108 mil m² —, bem como a sinergia entre as equipes e a maior rapidez na manutenção de equipamentos.

A Santos Brasil informa que em 2022 investiu R$ 39 milhões em melhorias de infraestrutura e na ampliação da área de armazenagem. O objetivo foi permitir que o terminal absorvesse o crescimento do transporte de cargas conteinerizadas na região Norte do país e, também, de cargas de projeto.

Além disso, mais R$ 120 milhões serão destinados a obras de expansão, sistemas e compra de novos equipamentos com o objetivo de ampliar em quase 40% a capacidade do Tecon Vila do Conde. O terminal paraense passará dos atuais 217 mil TEU/ano para 300 mil TEU/ano até 2025.

O Tecon Vila do Conde é um terminal fluvial de contêineres e de carga de projetos, no qual a Santos Brasil vê um grande potencial de crescimento, impulsionado pelo agronegócio e mineração na exportação e por equipamentos e máquinas na importação. Está estrategicamente localizado no Arco Norte, no delta do Rio Amazonas.

Compartilhe:
TAGS Barcarena infraestrutura e treinamento de equipes investimentos em tecnologia Santos Brasil Tecon Vila do Conde Terminal operado pela Santos Brasil