O Porto de Lisboa é responsável por mais de 70% das cargas de produtos agroalimentares transportadas por via marítima, mas a infraestrutura é considerada crítica para a demandaCrédito: Divulgação
Portugal
Porto de Lisboa registra uma das maiores movimentações de soja de sua história
Operação foi realizada no terminal portuário de Palença, com o desembarque de 70 mil toneladas do grão
O Porto de Lisboa, em Portugal, registrou no mês passado o desembarque de 70 mil toneladas de soja, uma das maiores movimentações de sua história para essa tipologia de carga. A informação é da Associação dos Portos de Portugal (APP).
A operação foi realizada no terminal portuário de Palença, pela Sovena Oilseeds, que possui a concessão do ativo.
Localizado na margem esquerda do rio Tejo, no distrito de Almada, o terminal de Palença movimenta mais de 1 milhão de toneladas de granéis alimentares por ano, que são endereçados para a produção de rações animais, óleos e biodiesel.
“Esta operação traduz a importância estratégica deste terminal, nomeadamente a capacidade de receber navios de grandes dimensões para abastecimento nacional da indústria transformadora e do setor agroalimentar”, diz a APP.
No total, o Porto de Lisboa é responsável por mais de 70% das cargas de produtos agroalimentares transportadas por via marítima, mas é visto com insegurança pelo setor em virtude da infraestrutura considerada crítica para a demanda, especialmente no atual contexto de incerteza quanto à revalidação do acordo de cereais entre a Ucrânia e a Rússia, que permite a exportação de cereais ucranianos pelo mar.
A pressão acrescida que este cenário coloca sobre as cadeias logísticas torna ainda mais sensível a operação agroalimentar do Porto de Lisboa.