Questionado pelos parlamentares sobre melhorias no serviço de cabotagem, Eduardo Nery disse que o modal precisa de mais incentivos para se desenvolverCrédito: Divulgação/Antaq
Nacional
Diretor-geral da Antaq reforça que construção de hidrovias é prioridade
Eduardo Nery falou sobre os planos da agência na Comissão de Viação e Transportes da Câmara
A Comissão de Viação e Transportes recebeu ontem (14) o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, para falar sobre os planos prioritários da pasta vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos.
Nery destacou que entre as preferências da Antaq está a construção das hidrovias como última fronteira do desenvolvimento da infraestrutura. “Não podemos mais prescindir desse modal que nos trará uma matriz de transportes mais equilibrada e menores custos logísticos”, afirmou.
O diretor-geral explicou aos parlamentares que a autarquia já está desenvolvendo as atividades necessárias junto à Infra SA — ligada ao Ministério dos Transportes —, para seguir as diretrizes do Plano Setorial Hidroviário que vem sendo construído entre as duas entidades.
“Temos Planos Setoriais que estão sendo muito bem construídos e em fase de conclusão por parte da Infra SA. Há um plano Setorial Portuário e, pela primeira vez, um Plano Setorial Hidroviário, que conversa com o Plano Nacional Logístico. Ele precisa ser concluído, mas já estamos bebendo dessa fonte, que tem uma inteligência e tecnologias que permitirão simulações de quais serão os investimentos prioritários”, exemplificou.
Nery também foi cobrado pelos parlamentares para melhorias no serviço de cabotagem. Segundo ele, o modal precisa de mais incentivos para se desenvolver no país.
“A cabotagem tem uma relação direta com a multimodalidade. 90% dos operadores de transporte multimodal são de cabotagem. Portanto, precisamos ter custos de combustíveis mais atrativos e simplificação tributária. Também precisamos ampliar a nossa oferta de frota que atende a esses serviços”, disse.
Na visão dele, a proposta da BR do Mar precisa ser regulamentada para oferecer os avanços necessários para o setor, inclusive da cabotagem. Segundo Nery, a Antaq já está se antecipando para efetivar algumas alterações que podem ser feitas antes do decreto.
ASPAS
“Não podemos mais prescindir desse modal que nos trará uma matriz de transportes mais equilibrada e menores custos logísticos”
Eduardo Nery, diretor-geral da Antaq