A cerimônia de inauguração contou com as presenças do ministro Márcio França, dos governadores do Maranhão e do Tocantins e dos executivos da VLI e da CopiCrédito: Divulgação/Governo do Tocantins
Região Nordeste
VLI e Copi inauguram corredor de fertilizantes do Arco Norte no Porto do Itaqui
Investimento foi de R$ 400 milhões e capacidade operacional é de 1,5 milhão de toneladas ao ano
A operadora portuária e ferroviária VLI e a operadora portuária Copi inauguraram ontem (14) o novo Corredor de Fertilizantes Norte no Porto do Itaqui, em São Luís (MA). Em investimento conjunto, o projeto somou aproximadamente R$ 400 milhões e tem capacidade atual para movimentar até 1,5 milhão de toneladas do insumo por ano, o que deve suprir a demanda crescente por fertilizantes no Arco Norte do país.
O corredor começa no Porto de Itaqui, onde os fertilizantes importados são descarregados dos navios e embarcados em vagões da VLI – operação realizada pela Copi em seu novo Terminal Ferroviário de Fertilizantes do Porto de Itaqui, também inaugurado ontem. Em seguida, esse carregamento sai da região portuária e segue pela Ferrovia Norte-Sul até o Terminal Integrador de Palmeirante (Tipa), em Tocantins, construído pela VLI no ano passado para essa atividade. Dessa instalação, esses insumos agrícolas podem ser distribuídos pelos demais estados da região Centro-Oeste, especialmente Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conhecidos por sua produção agrícola.
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, acompanhou a inauguração e disse que esse arranjo logístico interestadual é muito importante para o Arco Norte.
“Antigamente diziam que era difícil a carga chegar nessa região, agora não tem mais desculpa. Tanto que, no ano passado, a movimentação de cargas do Arco Norte ultrapassou pela primeira vez a do Arco Sul (Porto de Santos). E isso é bom, não é uma competição entre portos, mas sim cada porto aproveitando a sua vocação”, declarou o ministro.
“Estamos certos de que este projeto representará um marco na história do agronegócio de toda a região, pela eficiência e competitividade da ligação ferroviária, que permitirá o transporte de insumos fertilizantes em direção a zonas produtoras e, no fluxo inverso, a movimentação da safra em direção ao sistema portuário do Maranhão, contribuindo para as exportações brasileiras”, disse Fábio Marchiori, CEO interino e diretor-executivo Financeiro, de Supply Chain e de Serviços da VLI.
“Importante destacar também a fundamental parceria e apoio da Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária) como autoridade portuária e agente fomentador de desenvolvimento, e dos poderes públicos estaduais e federal na realização deste feito”, declarou Guilherme Eloy, CEO da Copi.
Os testes da nova operação foram realizados no final de 2022, e neste ano, mais de 100 mil toneladas de insumos para fertilizantes foram transportadas pelo corredor, projetado para atender produtores situados em uma área que abrange os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além do Tocantins, Maranhão e do Distrito Federal.
Expectativa
Segundo as duas empresas, a inauguração do corredor logístico de fertilizantes é “um primeiro passo para uma grande transformação regional”.
Como a área do Tipa tem 230 hectares, existe a possibilidade de arrendamento do terreno para players de fertilizantes, tradings de agronegócio e outros setores interessados em se instalar e operar no local, tornando a região um polo industrial.
Entre as vantagens, estão o ganho em eficiência pela proximidade com a operação ferroviária e capacidade de armazenagem oferecida.
Um dos investimentos já anunciados para o polo partiu da Mosaic Fertilizantes, que investirá R$ 400 milhões em uma unidade de mistura, armazenagem e distribuição a ser instalada no terminal.
A VLI acredita que o movimento poderá impactar na industrialização não apenas do Tocantins, mas de outros Estados da área de influência.