Para Fabrício Julião, dois temas deverão receber atenção especial durante o Nordeste Export: ferrovias e renovação da matriz energéticaCrédito: Divulgação/Brasil Export
Região Nordeste
CEO do Brasil Export lança Movimento Pelo Sim no Nordeste
Iniciativa surgiu no Santos Export e visa cobrar autoridades por melhorias na região
O CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, anunciou durante abertura do Nordeste Export 2023 – Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, a criação do Movimento Pelo Sim para o Nordeste. O objetivo é juntar atores importantes para cobrar de autoridades melhorias necessárias para a região.
“Fizemos esse lançamento através do Santos Export, do Movimento Pelo Sim. E vou replicar aqui para o Nordeste. Precisamos trazer o Movimento Pelo Sim para o Nordeste. Sim pelo desenvolvimento, sim pela geração de empregos, sim pelas oportunidades, sim pela relação com autoridades para destravar grandes empreendimentos que, neste momento, precisam e necessitam dessa atenção. Este movimento, iniciado em Santos, gostaria que a sociedade civil, todas as entidades, pudessem a partir de agora apoiar”, declarou Julião.
O Movimento Pelo Sim foi proposto no Santos Export, em maio, pelo presidente do Conselho do Santos Export e diretor-executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), Ricardo Molitzas. A iniciativa é voltada a defender a realização de, principalmente, investimentos em acessos aos portos brasileiros.
Ainda durante a sua fala inicial na abertura do fórum regional, o CEO do Brasil Export reforçou a importância do Porto de Cabedelo, que está servindo como anfitrião para a edição 2023 do Nordeste Export.
“Cabedelo é a bola da vez. Na visita técnica ficou evidente o potencial de crescimento, potencial de investimento. Todo o trabalho que vem sendo feito e que pode ser feito. Quando falamos em porto, falamos de transformar vidas, geração de emprego, geração de renda, oportunidades, transformar uma cidade. Esse é o papel que iremos a partir de agora desenvolver juntos com o Porto de Cabedelo, trazendo os empresários, que estão muito dispostos. Visitamos grandes obras, conheci grandes empresários dispostos a continuar investindo”.
Segundo Julião, dois temas deverão ser centrais durante os painéis técnicos que vão ser realizados hoje no Centro de Convenções de João Pessoa. “Aqui no Nordeste precisamos basicamente de ferrovia, é a bola da vez. Precisa ser tratada nos painéis técnicos como grande instrumento do desenvolvimento dos portos da região Nordeste. A outra é a renovação da matriz energética. Outra grande oportunidade para todos os portos que passaram a olhar e enxergar na região Nordeste não só uma concorrência, mas a questão de portos complementares e isso vai transformar a região”, completou.