Integrantes da coalizão se reuniram na sede regional do Brasil Export na manhã da última segunda-feira, para debater a necessidade de uma nova ligação rodoviária entre a Grande São Paulo e o Porto de Santos (crédito: BE News)
Região Sudeste
Coalizão Empresarial apoia nova pista da Imigrantes
Grupo levará proposta ao governador Tarcísio Gomes de Freitas
A Coalizão Empresarial da Baixada Santista definiu seu apoio à proposta de construção de uma terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, como opção de nova ligação rodoviária entre a Grande São Paulo e o Porto de Santos, no litoral do Estado. A posição foi decidida em reunião do grupo de executivos e autoridades na manhã dessa segunda-feira, dia 27, na sede regional do Brasil Export, em Santos. Agora, o assunto será levado pelo colegiado ao governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, nas próximas semanas, a fim de garantir o empreendimento o mais breve possível.
Uma nova rodovia ligando a Grande São Paulo ao Porto de Santos é a solução defendida pela coalizão para garantir a logística terrestre do complexo marítimo nos próximos anos. São cada vez mais comuns os congestionamentos no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), administrado pela concessionária Ecovias. Diante da crescente movimentação de cargas pelo cais santista, especialistas projetam a necessidade de uma nova pista nos próximos anos. Há o temor de que, até 2030, a situação atinja níveis preocupantes, afetando a própria mobilidade urbana da Baixada Santista.
Na reunião, duas opções rodoviárias foram destacadas: uma nova pista da Imigrantes, complementar ao atual SAI e sendo viabilizada a partir da ampliação do contrato de concessão da Ecovias; e a nova rodovia Via Verde, a ser construída ligando o Trecho Leste do Rodoanel de São Paulo à Rodovia Rio-Santos, uma alternativa mais complexa, demorada e de maior custo, uma vez que será implantada em uma área de vegetação natural intocada.
Dados apresentados durante o encontro apontaram que, caso o Governo do Estado comece a trabalhar nessa solução viária, a opção a ser seguida pode ser autorizada até o final do ano. A construção da terceira pista da Imigrantes demandaria ainda cerca de dois anos para o processo de licenciamento ambiental e cinco anos de obras – nesse caso, ficaria pronta por volta de 2030. A projeção foi confirmada pelo diretor-presidente da Ecovias, Rui Klein, que participou da reunião. Já a implantação de uma rodovia em uma área de vegetação natural irá necessitar de três ou quatro anos para o licenciamento e ao menos sete anos para a construção.
Devido à urgência da nova ligação rodoviária, a coalizão acabou optando pela nova pista da Imigrantes. Mas não se descarta defender as duas opções, dando prioridade para a obra do SAI, que poderá ser complementada pela Via Verde.
A reunião da coalizão foi presidida pelo CEO do Brasil Export, Fabrício Julião. Ele destacou que “a questão dos acessos aos portos, hoje, não é uma demanda exclusiva do Porto de Santos, mas um desafio enfrentado em todas as regiões do Brasil, como temos percebido em todos os nossos fóruns”. E destacou a importância de buscar uma solução para essa demanda do cais santista.
“A ideia é que a Coalizão Empresarial tenha uma posição e a leve ao governador Tarcísio (Gomes de Freitas). Todos concordam que temos de resolver o problema (de acesso) que enfrentamos. E agora temos uma solução para defender. E isso vamos levar ao governador. Afinal, essa é uma ação que depende exclusivamente dele”, explicou Julião, referindo-se ao papel do Governo do Estado como poder concedente da infraestrutura rodoviária paulista.
O empreendimento ainda vai integrar o Movimento pelo Sim, lançado pelo Brasil Export em todo o País para apoiar obras demandadas pelo poder público e pelo setor privado, mas que ainda não foram iniciadas.
Ferrovia
Coordenador da coalizão, o diretor-executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) e presidente do conselho do Santos Export, Ricardo Molitzas, destacou a importância da obra, mesmo considerando os projetos para ampliar o transporte ferroviário de cargas a Santos. “Mesmo com as obras da Fips (Ferrovia Interna do Porto de Santos, que fará investimentos para duplicar a capacidade de transporte ferroviário do porto, para mais de 100 milhões de toneladas anuais), as projeções com que trabalhamos mostram um aumento também das cargas rodoviárias. Assim, precisamos dessa nova infraestrutura. E precisávamos tê-la iniciado ontem, pois esta é uma obra de sete anos”, declarou.
Presente na reunião, o secretário municipal de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi, destacou que o acesso rodoviário à Cidade e ao Porto receberam melhorias nos últimos anos, como a entrega do complexo rodoviário da Entrada de Santos. E novos projetos estão sendo desenvolvidos. “Certamente esses investimentos terão um impacto positivo, mas temos um problema no percurso da Serra (do Mar). E para isso, a solução depende de uma nova rodovia”, afirmou.
Projeto desenvolvido na década passada, a terceira pista da Rodovia dos Imigrantes é planejada com rampas mais suaves, permitindo o tráfego de caminhões. Terá duas faixas de rolamento e túneis duplos, podendo receber o tráfego nos dois sentidos.