Nacional
Antaq e agência portuguesa articulam intercâmbio de servidores
Representantes dos dois órgãos debateram estratégias de ações regulatórias
Representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Autoridade de Mobilidade e dos Transportes (AMT) de Portugal realizaram um encontro em Lisboa para debater estratégias de ações regulatórias e trocar experiências das melhores práticas para o setor aquaviário.
A AMT é responsável pela regulação e fiscalização do setor dos transportes e infraestrutura em Portugal. A entidade tem autonomia administrativa, financeira e de gestão, e com âmbito de atuação em todo o território português.
Estiveram na reunião o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, e os diretores Alber Vasconcelos e Caio Farias. A AMT foi representada no encontro por sua presidente, Ana Paula Vitorino. Durante o encontro foi celebrada a expectativa da assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) visando ao intercâmbio de seus servidores. Outro acordo para a criação de uma associação internacional de agências reguladoras também foi debatido.
Eduardo Nery ressaltou a importância do encontro das duas entidades para a troca de experiência entre os servidores. “Este encontro superou as nossas expectativas, pois resultou em propostas concretas de acordos entre a Antaq e a AMT, com possibilidades de ampliarmos nosso benchmarking para agências reguladoras de outros países europeus, por meio da criação de uma associação internacional de agências reguladoras.