domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Segundo a APS, a partir de agora o cancelamento do agendamento dos caminhões deverá ser realizado até, no mínimo, uma hora antes do início da janelaCrédito: Divulgação/APS

Região Sudeste

APS amplia horário para agendamento de caminhões no Porto de Santos

Atualizado em: 1 de julho de 2023 às 10:34
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Medida provisória visa minimizar impactos por obras no acesso ao cais e seguirá até agosto

A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que a partir deste sábado (1° de julho) haverá mudança no período de chegada ao Porto de Santos (SP) de caminhões que transportam contêineres e carga solta. De forma provisória, a companhia vai ampliar de duas para três horas a tolerância para a recepção dos veículos após a janela de agendamento.

Segundo comunicado da APS, divulgado na noite de quinta-feira (29), as medidas provisórias para agendamento de caminhões vão ocorrer para minimizar eventuais impactos das obras que estão sendo feitas nos trechos compreendidos entre o Jardim Casqueiro, em Cubatão, e o acesso à margem direita pelo Porto de Santos, pela Avenida Engenheiro Augusto Barata.

Segundo a APS, outra medida anunciada é a alteração da tolerância para cancelamento do agendamento dos caminhões, que deverá ser realizado até, no mínimo, uma hora antes do início da janela.

No mês de maio, a APS havia anunciado que a tolerância para recepção de caminhões passou a ser de duas horas posteriores à janela de agendamento. Esta foi a terceira fase do cronograma dos períodos de adaptação para as tolerâncias de recepção de caminhões no Porto de Santos.

A APS afirmou à época que desde o ano passado reduziu gradativamente o período de chegada de carga solta e conteinerizada. De 1º de outubro a 31 de dezembro a tolerância caiu de cinco para quatro horas. De 1º de janeiro a 30 de abril, para três horas. E em maio, duas horas. E agora, dois meses depois, o aumento provisório de duas para três horas.

De acordo com a Autoridade Portuária, as novas medidas ficarão vigentes por 60 dias corridos, até 29 de agosto.

Sindicato comenta

Em entrevista ao BE News,  Luciano Santos, presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam), revelou que houve reuniões com a diretoria da APS e também com o ministro de Portos e Aeroportos Márcio França, em que foi reivindicado um tempo maior de tolerância aos caminhoneiros.

“Conversamos e discutimos locais para poder recepcionar os caminhoneiros, e a gente sabe que é muito difícil seguir os horários pelos motivos de sempre: trânsito, acidentes, enfim… Levamos essa questão para a APS, que nos disse que, também por causa das obras, os gargalos criados no acesso ao porto, haveria essa ampliação”, analisou.

Entretanto, a solicitação que o sindicato fez junto às autoridades competentes é que se antecipe o horário da janela de agendamento prévio.

“Esperamos que tenha pelo menos uma hora de antecedência. O que acontece muitas vezes é que o caminhão acaba chegando em determinado terminal no horário antes do agendamento. E não tem onde esse caminhoneiro ficar. Estamos fazendo essa reivindicação. Para nós é mais interessante que se antecipe uma hora da janela do que propriamente ampliar para uma hora depois do agendamento. Isso otimiza o tempo do caminhoneiro”, disse.

Segundo o presidente do Sindicam, a pauta foi levada para a APS, que afirmou estudar essa viabilidade e uma possível resposta poderá ser dada após o final da medida provisória.

Compartilhe:
TAGS agendamento de caminhões Autoridade Portuária de Santos contêineres e carga solta PORTO DE SANTOS