O projeto apresentado prevê uma espécie de boulevard, a partir da Rua XV de Novembro, para a área do Valongo, entre os armazéns 3 e 4, próximo ao futuro Parque ValongoCrédito: Reprodução/Prefeitura de Santos
Região Sudeste
Santos ganhará boulevard com recursos da Fips
Segundo presidente da APS, repasse será uma contrapartida do consórcio das Ferrovias Internas do Porto de Santos
Foi apresentado ontem, dia 6, em Santos, o projeto de um novo empreendimento que fará parte da revitalização do Centro Histórico. Trata-se de uma passagem, a partir da Rua XV de Novembro, para a área do Valongo, entre os armazéns 3 e 4, próximo ao local onde será implantado o Parque Valongo. A ideia é que o espaço sirva como um boulevard, pelo qual munícipes e turistas poderão transitar.
O projeto foi exibido durante a solenidade de assinatura do Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) entre a Prefeitura de Santos e a Petrobras, realizado na sede da APS.
Com valores que não foram informados, os recursos para a implementação dessa nova passagem serão de responsabilidade do consórcio da Fips (Ferrovias Internas do Porto de Santos), também a partir de contrapartidas do contrato firmado com a Autoridade Portuária de Santos.
“A Fips, em razão das suas obras e obrigações assumidas, assumiu diversos compromissos que denominamos contrapartidas. Obras relacionadas à infraestrutura portuária, neste caso, a conexão com o nosso Parque Valongo”, disse o presidente da APS, Anderson Pomini, referindo-se ao espaço na área portuária que será revitalizado pela Prefeitura. “Estabelecemos o projeto, apresentamos o modelo e o local, e a Fips concordou”, prosseguiu o mandatário.
Pomini procurou explicar o fato de o custo da obra não ter sido divulgado. “Quando a Fips assinou esse termo de compromisso, dentre eles a implementação dessa passarela ao Parque Valongo, não se definiu valores, mas apenas e tão somente a obrigação”.
A passarela terá seu início no final da Rua XV de Novembro. No local há um imóvel abandonado, que será apropriado pela Prefeitura.
“Essa passarela é praticamente um boulevard, saindo da XV de Novembro, conectando com todos os projetos que estamos revitalizando no Centro Histórico”, disse o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB).