Além da expansão dos terminais 1 e 3, cujas obras já foram iniciadas, está prevista a construção do TGL 2 ainda em 2023Foto: Divulgação/Porto de Itaqui
Região Nordeste
Itaqui vai expandir tancagem de combustíveis com novo terminal da Santos Brasil
Neste ano, empresa está expandindo os terminais TGL 1 e TGL 3
O Porto de Itaqui, no Maranhão, vai expandir a sua tancagem de combustíveis com a construção de um terceiro terminal de combustíveis da Santos Brasil. Além do futuro TGL 2, a empresa iniciou neste ano a expansão dos terminais TGL 1 e TGL 3, cuja obras começaram há dois meses e abrangem a construção de novos tanques destinados ao recebimento, expedição e armazenagem de diesel, gasolina e biocombustíveis.
De acordo com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), o novo terminal de combustíveis tem previsão de início de obras ainda em 2023.
“Os investimentos da Santos Brasil estão alinhados em nossa estratégia de atuação focada na ampliação dos negócios do Porto do Itaqui, impulsionando o desenvolvimento do Maranhão e o crescimento socioeconômico de toda a região centro-norte brasileira”, afirma o presidente da Emap, Gilberto Lins.
Os três terminais no Porto do Itaqui foram arrematados pela Santos Brasil em leilão realizado na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, em abril de 2021. Combinadas as outorgas de R$ 157,3 milhões e os investimentos iniciais em obras no valor de R$ 500 milhões, são mais de R$ 600 milhões para crescimento da movimentação de granéis líquidos no Porto do Itaqui.
Em números, as obras iniciadas neste ano representam um aumento da capacidade nominal de armazenamento do TGL 1 de 34 mil m³ para 66 mil m³. No TGL 3, a construção de novos tanques garantirá mais 30 mil m³ de capacidade nominal, passando de 20 mil m³ para 50 mil m³. Os terminais contarão com quatro linhas de píer dedicadas para combustíveis com acesso aos três berços que operam granéis líquidos no Porto do Itaqui.
“A Santos Brasil iniciou sua atuação no setor de granéis líquidos no Porto do Itaqui em função da boa condição de infraestrutura que o porto, que é hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, oferece, com enorme potencial ligado ao agronegócio. Chegamos para ajudar a atender à crescente demanda dos clientes, contribuindo com o abastecimento do Arco Norte”, disse Carlos Quintero, diretor de Granéis Líquidos da Santos Brasil.