domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Autoridades ligadas ao poder público e ao setor de infraestrutura foram chamadas ao palco durante a cerimônia de abertura do Sul ExportCrédito: Divulgação/Brasil Export

Opinião

Garcia quer que portos paranaenses desenvolvam estratégias para crescer

Atualizado em: 11 de julho de 2023 às 11:49
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Anfitrião do Sul Export, presidente da Portos do Paraná foi uma das autoridades que discursaram na solenidade de abertura

Diversas autoridades falaram na solenidade de abertura do Sul Export, Fórum Regional de Infraestrutura e Logística, que a partir de amanhã vai discutir assuntos estratégicos da região durante os painéis técnicos. Representantes do Governo Federal expuseram os investimentos voltados aos acessos rodoviários, já o presidente da Portos do Paraná destacou os desafios futuros para desenvolvimento e crescimento dos portos paranaenses.

Anfitrião da edição do evento em 2023, o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, enfatizou o retorno do Sul Export para o Estado do Paraná após três anos e defendeu que os portos paranaenses desenvolvam estratégias para o seu crescimento.

“É o retorno de um ciclo. Em 2020 estávamos aqui, usando máscaras, e estamos retornando. Oportunidade grande de apresentar, durante as visitas, nossos diferenciais, nossas condições de operações e também dos desafios, o que vem pela frente. Nós somos o primeiro Estado que faz fronteira com o maior porto da América Latina (Porto de Santos, em São Paulo). Estamos espremidos entre grandes complexos portuários e temos que trabalhar e desenvolver estratégias, desenvolver negócios que cada vez mais os usuários entendam o porto como uma opção. Hoje não existem mais clientes reféns de determinado porto”, analisou.

Outro ponto discutido referente à região Sul foi a respeito dos acessos rodoviários. Representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério dos Transportes enfatizaram projetos e investimentos em rodovias na região.

“A atual diretoria tem a característica de visitar todos os cantos, para que possamos conhecer a realidade de nossos usuários. Quando fazemos visitas aos portos, me surpreendo cada vez mais. Agora, de nada adianta ter uma estrutura gigantesca no porto se nossos acessos não darem condições suficientes para que a produção chegue aos portos”, disse Luciano Lourenço da Silva, diretor da ANTT.

“A gente sabe que todos os caminhos levam ao mar. Mas para isso, precisamos de caminhos com infraestrutura boa, de qualidade e de baixo custo. O Ministério (dos Transportes) tem se empenhado muito nesse papel com o fim do teto de gastos e a PEC da transição. Temos R$ 22 bilhões em investimentos, dos quais R$ 4 bilhões são para a região Sul. R$ 724 milhões para o Paraná, R$ 1,3 bilhão para Santa Catarina e R$ 1,9 bilhão para o Rio Grande do Sul”, reforçou o subsecretário de Parcerias da pasta, Olavo Bastos.

O deputado federal Carlos Chiodini (MDB-SC) destacou a importância de um evento como o Sul Export, pois muitos dos assuntos discutidos serão temas em Brasília.

“Trata-se de um setor estratégico para o país. Estamos sempre travando essas discussões no Congresso Nacional, e temos o compromisso primeiro mais de ouvir, ser demandado por vocês, que são o setor representativo, para poder colocar nosso trabalho à disposição. Tornando as coisas mais ágeis, simples e funcionais. Eventos como esse são a base desse conhecimento dessa pauta”, afirmou.

Demais autoridades

Também foram chamados ao palco na solenidade de abertura Cristiano Klinger, presidente da Portos RS; Benjamin Zymler, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU); Breno Medeiros, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST); José Roberto Campos, presidente do conselho nacional do Brasil Export; Jesualdo Silva, presidente do conselho do Sul Export; Mayhara Chaves, presidente do conselho feminino do Brasil Export; Sérgio Aquino, presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop); e Ricardo Molitzas, presidente do Instituto Brasil Logística (IBL).

Compartilhe:
TAGS desenvolvam estratégias Luiz Fernando Garcia Portos do Paraná Sul Export