domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Dentre as regiões hidrográficas do país, a Amazônica se destacou como a mais expressiva, tendo transportado 32,52 milhões de toneladas entre janeiro e maio de 2023Crédito: Divulgação

Nacional

Transporte interior registra alta de 7,34%

12 de julho de 2023 às 9:06
BE News Enviar e-mail para o Autor

De acordo com o Estatístico Aquaviário da Antaq, foram movimentadas 51,62 milhões de toneladas

De acordo com dados divulgados pelo Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o transporte de carga por vias interiores no Brasil alcançou a marca de 51,62 milhões de toneladas nos primeiros cinco meses deste ano. Esse número representa um aumento significativo de 7,34% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, é importante destacar que praticamente todas as regiões hidrográficas brasileiras apresentaram resultados positivos nesse período.

Dentre as regiões hidrográficas do país, a Amazônica se destacou como a mais expressiva, tendo transportado 32,52 milhões de toneladas entre janeiro e maio de 2023. Esse valor representa um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. Vale ressaltar que a região Amazônica foi responsável por quase dois terços de todo o transporte realizado por vias interiores no país.

Outra região que merece destaque é a hidrográfica do Paraguai, que registrou um crescimento percentual de 52,9% durante esse período, totalizando mais de 3,3 milhões de toneladas transportadas. Já na região hidrográfica do Tocantins-Araguaia, responsável por um terço de todo o transporte no período, foram transportadas 19 milhões de toneladas, representando um aumento de 0,8% em comparação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Em relação às mercadorias transportadas, o milho apresentou o maior crescimento percentual, com um aumento de 103,37% em comparação ao mesmo período de 2022. Foram transportadas um total de 3,22 milhões de toneladas dessa mercadoria. Já a soja foi a mercadoria mais transportada, totalizando quase 20 milhões de toneladas e registrando um crescimento positivo de 17,16% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Destaca-se também o transporte de bauxita, que registrou o transporte de 7,42 milhões de toneladas durante esse período. Esse número representa um crescimento de 5,67% em comparação a 2022.

Compartilhe:
TAGS 34% Agência Nacional de Transportes Aquaviários janeiro a maio registra alta de 7 Transporte interior