Segundo a Latam, a aeronave pousava no momento do acidente quando extrapolou os limites da pista, somente parando com o bico em uma área de canteiroCrédito: Reprodução/redes sociais
Região Sul
Avião que derrapou em pista é removido e aeroporto de Florianópolis retoma operações
Companhia aérea Latam foi a responsável pela retirada do aeronave, um dia depois do incidente
A aeronave da Latam que derrapou durante procedimento de pouso no aeroporto de Florianópolis, na quarta-feira, dia 12, foi retirada da pista de pouso e decolagem após quase 24 horas. Com a remoção do avião, a concessionária que administra o terminal informou que o aeroporto retornou com suas operações normalmente.
A companhia aérea Latam Airlines Brasil informou que deslocou uma equipe especializada para o trabalho de remoção da aeronave, que se iniciou na noite de quarta-feira e se estendeu durante a madrugada desta quinta, dia 13.
Após a retirada da aeronave, a concessionária finalizou a recomposição do pavimento e limpeza da área, assim liberando a pista para operação. Em nota oficial, a Zurich orientou que passageiros que tiveram voos cancelados procurassem a resolver a questão com as companhias aéreas.
Até o momento de retirada da aeronave que derrapou e liberação para operações no terminal, pouco mais de 90 voos chegaram a ser cancelados em Florianópolis.
A Latam, em comunicado oficial, disse que com a reabertura operacional do aeroporto, a companhia voltou a operar normalmente pousos e decolagens na capital catarinense.
Incidente
Um avião com mais de 170 passageiros derrapou na pista no aeroporto de Florianópolis, em Santa Catarina, na manhã de quarta-feira. Por conta do acidente, o aeroporto permaneceu fechado durante toda a quarta-feira para pousos e decolagens e segue sem previsão de retomada de operações. Não houve feridos, segundo a concessionária.
A aeronave Airbus A321, da empresa Latam, saiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com destino à capital catarinense. De acordo com nota oficial da companhia aérea, a aeronave pousava no momento do acidente quando extrapolou os limites da pista, somente parando com o bico em uma área de canteiro.
A Defesa Civil do Estado de Santa Catarina havia alertado durante a semana alerta para chuvas intensas devido a passagem de um ciclone extratropical.
No entanto, as autoridades não confirmaram se o mau tempo durante o pouso poderia ter influenciado para o incidente. As causas estão sendo investigadas pela Aeronáutica.