Nacional
Lançamento do novo PAC é adiado
Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o presidente Lula decidiu esperar o fim do recesso parlamentar
O Governo Federal adiou o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o mês de agosto. A informação foi dada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa nessa segunda-feira, dia 17.
De acordo com ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu esperar o fim do recesso parlamentar para ter a presença de deputados e senadores na cerimônia de lançamento.
O recesso parlamentar chega ao fim no dia 31 de julho. No entanto, não é a primeira vez que o lançamento do PAC é adiado. O Governo já chegou a prever o início do programa para abril e maio deste ano.
De acordo com o Palácio do Planalto, o programa prevê investimentos em ferrovias, portos e aeroportos. A proposta deve abranger aportes direto do orçamento da União em projetos de concessões do Governo Federal e de Parcerias Público Privadas (PPP).
No mês passado, o presidente Lula e o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciaram a primeira obra do PAC na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), na Bahia. Parte dos serviços serão feitos no primeiro trecho, de 537 quilômetros, entre as cidades de Caetité e Ilhéus.
A construção ficará a cargo da empresa Bamin (Bahia Mineração) que arrematou a concessão da obra em leilão. A estrutura também terá 127 quilômetros de trilhos entre os municípios de Ilhéus e Aiquara. O investimento será de R$ 1,1 bilhão.