Os recursos concedidos para os dois projetos no Porto do Itaqui descritos nos editais são da ordem de R$ 6,2 milhõesCrédito: Divulgação/Emap
Região Nordeste
Maranhão lança editais para execução de projetos
São duas chamadas: uma para financiamento de projetos de pesquisa e outra para residência portuária em inovação
O Governo do Maranhão lançou dois editais públicos por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que administra o Porto do Itaqui. A iniciativa é em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
O primeiro chamamento é voltado para o financiamento de projetos de pesquisa e o segundo, para residência portuária em inovação. Os recursos concedidos para os dois são de R$ 6,2 milhões.
As iniciativas buscam impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação no setor portuário. Para o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, o complexo precisa ir além da movimentação de cargas.
“Ele (porto) precisa fazer parte dos municípios e contribuir ativamente para o desenvolvimento do Maranhão, impulsionando cadeias produtivas, gerando conhecimento e oportunidades”, ressaltou.
Nordman Wall, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa, destacou a importância das duas chamadas públicas e dos investimentos do Governo para pesquisa na área.
“São dois importantes editais para execução de projetos no Porto do Itaqui. Portanto, é um significativo impulso ao avanço, divulgação e projeção da pesquisa científica, com ênfase na área portuária”, disse Nordman.
Inscrições
O envio on-line das propostas para o edital nº 07/2023 – Apoio a Pesquisas no Porto do Itaqui – pode ser realizado até o dia 18 de agosto, pelo sistema Patronage, no site da Fapema (www.fapema.br).
Já as inscrições referentes ao edital nº 08/2023 – Residência Portuária – seguem até o dia 11 de agosto, também no sistema Patronage.