domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O problema dos acessos terrestres a Portonave e Paranaguá foi discutido no painel “Iniciativas dos operadores logísticos e portuários e demandas dos embarcadores de carga”Crédito: Divulgação/Brasil Export

Sul Export

Portonave reivindica melhorias nos acessos terrestres

Atualizado em: 19 de julho de 2023 às 10:46
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Para diretor, interrupções na única via de ligação ao terminal podem afetar operações

A chegada e saída de alguns dos portos da região Sul foram temas discutidos durante o Sul Export – Fórum Regional de Infraestrutura, Logística e Transportes, realizado na última semana, em Curitiba (PR). O Porto de Navegantes (Portonave), em Santa Catarina, necessita da melhoria e ampliação dos acessos para não haver diminuição da sua produtividade.

A BR-470 é a única via de acesso rodoviário que liga a região Oeste de Santa Catarina com o Portonave. Com as crescentes movimentação e produção no terminal portuário, existe a preocupação de que a rodovia passe a não dar conta do volume de caminhões que chegam e saem dele.

“Nós temos há muitos anos projetos e propostas de duplicação da rodovia. São investimentos elevados e nós não temos adiantado. Temos um modal rodoviário que embasse nosso terminal em Navegantes. Estamos tendo no terminal produtividade das mais elevadas do Brasil, porém existe essa restrição”, explicou Osmari de Castilho Ribas, diretor superintendente da Portonave.

De acordo com o executivo, Portonave tem uma importante reivindicação que envolve acessos ferroviários, já que a malha não chega até o terminal.

“Em dias de pico, recebemos perto de 3 mil caminhões, fazendo operações gate-in e gate-out em torno de 35 minutos, o que nos dá celeridade para atender a essa demanda. Mas qualquer interrupção na rodovia BR-470 diminui nossa produtividade”, concluiu Osmari.

Paraná

O Porto de Paranaguá (PR) também enfrenta problemas de acessos, principalmente os rodoviários, com apenas um único meio de chegada ao terminal portuário. De acordo com atores do setor, uma nova via se faz necessária.

Rodovia que liga as demais regiões do Paraná ao Litoral, a BR-277 tem sofrido desde o ano passado com diversas interdições por causa do mau tempo. Em 2023, caminhões tiveram grandes dificuldades de acessar o porto devido a bloqueios e outras interdições provocados pelas chuvas.

A chegada ao Complexo de Paranaguá e os seus desafios foram pontuados por André Maragliano, diretor da Associação dos Terminais do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá (Atexp) e gerente do terminal da Cargill.

Segundo ele, as propostas que envolvem acessos a Paranaguá já deveriam ter saído do papel. “Pode duplicar a BR-277, mas como ficamos reféns desse sistema de uma só alternativa, no período de chuvas que estará por vir nós não vamos ter certeza de quais as condições em que a pista terá lá na frente”, concluiu.

O painel “Iniciativas dos operadores logísticos e portuários e demandas dos embarcadores de carga” também teve como debatedores Jesualdo Silva, diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e presidente do conselho do Sul Export; e Marcelo Saraiva, CEO da Brado Logística. A moderação foi de Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News.

Compartilhe:
TAGS acessos terrestres Portonave Santa Catarina Sul Export