Nacional
Conselho de ZPEs aprova projetos no Nordeste
Colegiado também deu aval para a criação da primeira Zona de Processamento de Exportação privada do país
O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) aprovou na quarta-feira, dia 19, quatro projetos de plantas industriais na ZPE de Parnaíba (PI) e a instalação de uma termelétrica no polígono da ZPE de Pecém (CE), além da criação da primeira ZPE privada do Brasil, em Aracruz, no Espírito Santo. A reunião foi a primeira após a reestruturação do Conselho. O evento foi presidido pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.
Os projetos das novas indústrias da Parnaíba vão demandar investimentos de R$ 156,9 milhões e devem gerar 281 postos de trabalho, entre instalação e operação. Elas vão produzir e exportar mel, cosméticos, tratores agrícolas e castanha de caju.
No Ceará, a instalação da usina vai demandar investimentos de R$ 5 bilhões e a empresa Portocem foi autorizada a ocupar 0,5% da área da ZPE de Pecém para construir uma termelétrica a gás. Essa usina será acionada apenas em situações em que as hidrelétricas não conseguirem suprir a demanda nacional por energia, como as demais do país.