Compareceram à segunda reunião na sede da ACS os parceiros envolvidos na operação portuária que estão diretamente envolvidos com o problema dos acessos ao portoCrédito: Divulgação/ACS
Região Sudeste
ACS realiza encontro da Frente Pró-Acessos Terrestres ao Porto de Santos
Objetivo da iniciativa é debater mudanças, melhorias e soluções para vias que levam ao complexo portuário
A Associação Comercial de Santos (ACS) promoveu a segunda reunião para debater mudanças, melhorias e soluções viáveis nos acessos terrestres ao Porto de Santos (SP). O encontro do grupo denominado Frente Pró-Acessos Terrestres ao Porto de Santos foi realizado na terça-feira, dia 25, na sede da entidade, no Centro Histórico.
“A reunião foi uma continuidade da última reunião, realizada no dia 16 de junho, que fizemos para discutir os problemas dos acessos terrestres ao Porto de Santos com todas as esferas de governo. Encontro esse que resultou em uma carta aberta às autoridades e ao mercado”, disse o presidente da ACS, Mauro Sammarco. O documento, assinado por ele, foi publicado no dia 4 deste mês.
Segundo ele, para essa segunda reunião foram convidados todos os parceiros envolvidos na operação portuária que estão diretamente envolvidos com o problema, “para traçar juntos as ações, e definir quais serão os próximos passos com a Prefeitura para as melhorias necessárias no distrito da Alemoa”. Uma das medidas cobradas pela ACS na carta aberta é justamente a implementação de um segundo acesso a essa região.
“Seguimos com um pedido para a Prefeitura de Santos encaminhar o pedido para o Governo do Estado de São Paulo para a construção de um viaduto de saída da Alemoa. Isso em conjunto com o viaduto que está previsto dentro da Fips (Ferrovia Interna do Porto de Santos) vai solucionar não só a questão dos problemas que acontecem na Alemoa, que acabam impactando todo o sistema, como também vai melhorar os acessos ao porto”, complementou.
Mauro Sammarco também disse que a Frente irá pressionar o Governo do Estado pela implantação de uma terceira ligação rodoviária entre o Planalto e a Baixada Santista. Segundo ele, esse assunto vem sendo bastante discutido nas reuniões da coalizão empresarial da região, uma parceria firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e o Grupo Brasil Export.
Segundo ele, após essa etapa, seria partir para a esfera federal para viabilizar investimentos necessários nessa ligação Planalto-Porto em trechos administrados pela Autoridade Portuária de Santos.
Medidas e ações mencionadas em carta da Associação Comercial de Santos:
– Implantação de uma terceira ligação rodoviária entre o Planalto e a Baixada Santista;
– Implantação de um novo acesso ferroviário ao Planalto;
– Implantação de um segundo acesso rodoviário ao Porto de Santos;
– Implantação de um segundo acesso rodoviário ao distrito da Alemoa;
– Estruturação da Perimetral da margem esquerda do Porto de Santos;
– Ampliação da estrada de acesso para a Ilha Barnabé;
– Implementação das demais obras de infraestrutura projetadas visando a melhoria da fluidez de tráfego portuário;
– Efetivação de um vigoroso e ampliado serviço de manutenção, iluminação, sinalização e fiscalização das vias internas e de acesso ao porto;
– Realização dos estudos e ações que reverteram as atuais dificuldades de tráfego e problemas de segurança, drenagem e conservação das vias do distrito da Alemoa;
– Equacionamento do estacionamento para caminhões, com destinação de áreas apropriadas;
– Dinamização dos programas de agendamento de caminhões;
– Implantação do sistema Port Community System (PCS) criando efetiva integração operacional entre todos os operadores, pátios reguladores, instalações primárias e retroportuários da região.