O vice-governador Darci Piana esteve no local do acidente e visitou um dos hospitais da região para prestar solidariedade às vítimas da explosão que estão sob cuidados médicosFoto: Divulgação/Secom
Região Sul
Explosões em silo de armazenagem de grãos no Paraná causam oito mortes
Acidente foi registrado na área da C.Vale, cooperativa agroindustrial em Palotina
Explosões em série localizadas em um silo de secagem de grãos, no Oeste do Paraná, causou a morte de oito pessoas, sendo sete haitianos e um brasileiro. De acordo com o Corpo de Bombeiros local, o acidente ocorreu em uma área da C.Vale, cooperativa agroindustrial no município de Palotina. Até a noite de quinta-feira um trabalhador estava desaparecido.
Segundo informações dos bombeiros, o registro das explosões começou ainda na tarde de quarta-feira (26). O local do acidente é um grande reservatório, onde lá são armazenados produtos agrícolas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o espaço armazenava mais de 10 mil toneladas de milho.
Os motivos que causaram as explosões ainda não foram identificados. O Ministério do Trabalho (MPT) e a Polícia Civil do Paraná (PC-PR) anunciaram a abertura de um inquérito para investigar as causas.
Pelo menos 11 pessoas ficaram feridas no acidente, sendo que nove delas estão em estado grave. De acordo com a cooperativa, dos feridos, dez são funcionários da C.Vale e um é do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias (Sintomage), sindicato que presta serviços à empresa. Os feridos foram encaminhados para hospitais e seus estados de saúde, até então, não foram divulgados.
A polícia local divulgou o nome e idade das vítimas fatais, sendo eles: Michelet Louis (41); Jean Michel Joseph (29); Jena Ronald Calix (27); Donald ST Cyr (24); Wicken Celestin (55); Eugênio Metelus (53); Reginaldo Gegrard (30) e Saulo da Rocha Batista (53).
O Corpo de Bombeiros informou que, desde o primeiro chamado de emergência no local das explosões, foi montada uma força-tarefa para o resgate das vítimas no local. Segundo a corporação, foram disponibilizados mais de 35 socorristas e sete cães de Palotina, Cascavel e Toledo, cidades do oeste do Paraná.
O Governo do Estado, representado pelo vice-governador Darci Piana, decretou luto oficial de três dias. O vice esteve no local do acidente e visitou um dos hospitais da região para prestar solidariedade às vítimas da explosão que estão sob cuidados médicos.
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior, que está nos Estados Unidos em viagem oficial, lamentou o ocorrido. “O povo do Paraná é solidário aos familiares e amigos dessas vítimas que partiram enquanto estavam trabalhando”, disse.
Ainda na noite de quarta, o governo do Paraná enviou, em dois aviões da Casa Militar, 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação, além de dois cães.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que auxilia a Prefeitura de Palotina no atendimento às vítimas do acidente.
Em nota, a C.Vale lamentou o caso, disse que está colaborando com as forças de segurança e que está mobilizada para preservar a integridade dos colaboradores atingidos. A empresa reiterou que vai prestar o apoio necessário aos familiares das vítimas.
A cooperativa é considerada a quinta maior do agronegócio na região sul do Brasil em vendas e a segunda maior do Paraná.