domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

As 15 mil toneladas de lítio verde e outras 15 mil toneladas de rejeitos verdes foram embarcadas no navio HG Rotterdam, atracado no berço 101 do Cais Comercial, em VitóriaCrédito: Rodrigo Gavini/VPorts

Região Sudeste

Porto de Vitória realiza primeira operação de exportação de lítio verde

29 de julho de 2023 às 11:00
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Insumo utilizado para produção de baterias de carro foi levado para a China

O Porto de Vitória, no Espírito Santo, realizou pela primeira vez a inédita operação de exportação de lítio verde no Brasil. A operação, que ocorreu na quinta-feira (27) no terminal capixaba, enviou o insumo produzido pela Sigma Lithium, empresa brasileira localizada no Vale do Jequitinhonha (MG) dedicada a abastecer a nova geração de baterias de veículos elétricos com lítio ambientalmente e socialmente sustentável (lítio verde). O embarque foi acompanhado por autoridades, entre eles o vice-presidente Geraldo Alckmin.

De acordo com a VPorts, concessionária que administra o Porto de Vitória, ao todo foram exportados 15.000 toneladas de lítio sustentável de alta pureza para baterias (“Lítio Verde”) e 15.000 toneladas de seus rejeitos ultrafinos de alta pureza sem produtos químicos e empilhados a seco (“Rejeitos Verdes”), produzidos pelo projeto Grota do Cirilo. O destino do material foi a China.

O carregamento foi feito no navio HG Rotterdam, atracado no berço 101 do Cais Comercial, em Vitória, em uma operação conduzida pela Multilift. As 30 mil toneladas foram enviadas para a chinesa Yahua International Investment and Development Co.

Além de Alckmin, a operação foi acompanhada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e também pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). De acordo com o governo do estado de Minas, a estimativa é que até o final do ano sejam exportadas cerca de 130 mil toneladas do material.

Para o diretor-presidente da VPorts, Ilson Hulle, a operação reforça a vocação da concessionária em atender cargas diversificadas, demonstrando a capacidade de inovação em embarques pioneiros do porto, que tem sido um importante elo logístico para o País e para o desenvolvimento socioeconômico.

“Um dos nossos diferenciais é nossa atuação como um porto multipropósito, movimentando diferentes cargas de maneira integrada com todos os modais. Essa operação é de extrema relevância, pois além de ser inédita no Brasil, é um embarque com rejeito e carbono zero, totalmente sustentável e alinhado com nossos valores organizacionais. Também demonstra como estamos estruturados para atender o mercado automobilístico em toda a sua jornada”, analisou.

Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), classificou o embarque como “histórico”.

“Dia histórico. Porque um dos caminhos para trocar o carbono é o lítio. O que está no smartphone, geradores eólicos, automóveis, veículos elétricos. E Minas Gerais, com sua mineração, trouxe essa boa notícia”, destacou Alckmin.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou a conexão entre estados para o desenvolvimento de atividade econômica com proteção ao meio ambiente.

“Nós temos na indústria um caminho, uma porta para a gente poder de fato achar um modelo diferente, novo, para a gente viver com qualidade”.

 

Compartilhe:
TAGS China Espírito Santo lítio verde Porto de Vitória Vale do Jequitinhonha