Segundo o presidente Sérgio Aquino, a Fenop está ligada à modernização portuária desde a sua criação e segue compromissada com a continuidade dos avançosCrédito: Divulgação/Brasil Export
Nacional
Fenop completa 29 anos com pautas voltadas à modernização portuária
Federação está focada no desenvolvimento da atividade, atendendo às demandas de operadores e sindicatos associados
Completando 29 anos de fundação neste dia 1o. de agosto, a Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop) foi criada em função da publicação da Lei de Modernização dos Portos (8.630/1993) e hoje é dirigida com agenda voltada para o desenvolvimento da atividade, atendendo às principais demandas dos operadores e sindicatos associados instalados em estados das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do País. A entidade administra compromissos permanentes junto a seus conselheiros neste sentido e sua diretoria é presença frequente nas visitas a portos e equipamentos logísticos e nos fóruns promovidos pelo Brasil Export.
Caminhando para os seus 30 anos, a Fenop defende a descentralização das decisões no setor portuário, hoje muito dependente do Poder Executivo em Brasília, e regramentos que garantem a perenidade dos dirigentes das Autoridades Portuárias, como explica o presidente Sergio Aquino. “A Fenop está ligada à modernização portuária desde a sua criação e segue compromissada com a continuidade dos avanços. Nossos focos atuais envolvem a necessidade de avanços no modelo laboral portuário e a solução para os recursos pagos pelo setor empresarial para esses treinamentos”, acrescenta.
Outras frentes de trabalho de destaque da Federação são o diálogo para a adoção de um modelo adequado para as dragagens de manutenção e de aprofundamento nos canais de acesso aos portos e a campanha de sensibilização junto aos parlamentares brasileiros para a renovação do Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto), em “curtíssimo prazo”, destaca Aquino. Além da Fenop, as demais associações empresariais do setor vêm enfatizando a urgência da renovação do Reporto, de relevância inquestionável para a continuidade dos investimentos em portos e também no transporte ferroviário, cuja validade vai até o final deste ano.
A entidade também realiza anualmente importantes encontros com profissionais do universo portuário, com destaque para o Encontro Nacional das Atividades de Operações Portuárias (Enaport) e para o Congresso Nacional dos Ogmos (Conogmo), que chegaram respectivamente à oitava e à décima-primeira edição neste ano. Os eventos serão organizados em ambiente muito especial em 2024, como parte da comemoração dos 30 anos da Fenop.
Fazem parte do Conselho de Administração da Fenop: Manoel Ferreira da Silva Júnior, também vice-presidente da instituição, Ismael Alves Pires Neto, Régis Gilberto Prunzel, Roberto Teller e Watson Barros Valamiel.