Márcio França afirmou que a partir de 2023 o Governo iniciará a maior obra de infraestrutura dessa gestão, que é o túnel imerso ligando Santos e GuarujáCrédito: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos
Região Sudeste
Márcio França cita redução de juros em agosto e crescimento do modal hidroviário
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, citou a necessidade de se reduzir os juros no Brasil e a vontade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em aumentar a presença do modal hidroviário na logística dos transportes. Ele falou sobre os assuntos na segunda-feira, dia 31, durante sua participação na inauguração do novo terminal de celulose da Eldorado Brasil, no Porto de Santos (SP).
Segundo França, “o clima no país” tem provocado nos empresários a vontade de voltar a investir e que “o último ponto que falta, e que nós vamos resolver – se o Banco Central permitir – agora em agosto, é começar a fazer a redução das taxas de juros no país, tão importante para todo o Brasil”.
Em relação ao modal hidroviário, o ministro disse que o país tem 18 mil quilômetros de hidrovias, mas “pode ter 45 mil quilômetros, o que iria baratear o transporte. Para isso a gente conclama a todas as pessoas que conhecem este assunto para que nos ajudem nessa tarefa importante de resgatar o Brasil”.
Márcio França falou ainda sobre as estimativas positivas para os setores portuário e aeroportuário em 2023. “A área portuária no Brasil cresceu 6% neste primeiro semestre e estamos projetando que o ano feche com mais de 10%. Na área aeroportuária, a gente cresceu 7% e estamos projetando 14% até dezembro”.
Também em seu discurso, o ministro afirmou que a partir do ano que vem o Governo iniciará a maior obra de infraestrutura dessa gestão, que é o túnel imerso ligando as duas margens do complexo portuário, entre Santos e Guarujá.