Estiveram reunidos o presidente da CDP, Ricardo Barbosa; o secretário estadual de Educação, Roberto Souza; e a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete AraújoCrédito: Divulgação
Região Nordeste
PB: Porto de Cabedelo e Estado se unem por qualificação profissional
Objetivo da parceria com a Secretaria de Educação é capacitar comunidade e desenvolver a região portuária
O Porto de Cabedelo (PB) e a secretaria de Estado da Educação se uniram no último dia 25 de julho para celebrar uma parceria que tem como objetivo promover qualificação profissional e desenvolver socioeconomicamente a região portuária paraibana por meio do programa “Porto que Educa”.
Fizeram parte do encontro o presidente da Companhia Docas da Paraíba (CDP), Ricardo Barbosa; o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza; e a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo.
O projeto Porto que Educa tem a missão de capacitar trabalhadores do Porto de Cabedelo e a comunidade local em áreas específicas demandadas pelo setor portuário, comércio, turismo e pesca.
O Programa integrará o projeto Porto Cidade e os cursos serão oferecidos por meio do programa ParaíbaTEC para trabalhadores do complexo portuário que desejam aprimorar suas habilidades; jovens em busca de formação profissional para ingressar no setor portuário; e demais setores da cidade, além da comunidade local interessada em adquirir conhecimentos em áreas profissionais.
De acordo com o secretário Roberto Sousa, a parceria vai auxiliar no desenvolvimento de um conjunto de ações voltadas para o trabalho social do porto.
“Considerando a vocação do lugar para a atividade portuária e para o turismo, vamos oferecer cursos técnicos nas áreas de administração, inglês e espanhol, todos oferecidos através do nosso reconhecido programa, o ParaíbaTEC. Essa é uma iniciativa muito importante e que vai garantir que a gente possa seguir oferecendo aos cidadãos da Paraíba oportunidades de qualificação técnica e profissional”, explica o secretário.
Os cursos do Porto que Educa serão ministrados de forma presencial, oferecendo tanto a parte teórica quanto prática, com foco nas necessidades específicas dos setores econômicos abrangidos. Para tornar o aprendizado mais dinâmico e eficiente, serão utilizados recursos didáticos atualizados, como vídeos, estudos de caso, simulações e visitas técnicas. As aulas serão ministradas por profissionais qualificados e com experiência no eixo tecnológico, visando a excelência no ensino.
Para o presidente da Companhia Docas da Paraíba, o projeto vai melhorar a qualidade de vida dos habitantes de Cabedelo e aumentar a empregabilidade dos trabalhadores locais.
“Quero agradecer à Secretaria de Educação, nos nomes de Roberto e Elizabete, que deram toda a atenção mais que necessária para o projeto Porto Cidade, que no caso da Educação já ganhou um nome: Porto Que Educa, que é a cota de responsabilidade social do porto para com a sociedade cabedelense. Os cursos serão certificados pela própria secretaria, cumprindo toda a normatização da carga horária e do setor pedagógico e eu só tenho a agradecer por essa valiosa colaboração”, celebrou.
Critérios
A seleção dos estudantes para os cursos será realizada através de um formulário de inscrição fornecido em edital que deve ser lançado em breve. Serão priorizados candidatos da região, jovens alunos da rede pública e aqueles que demonstrarem maior interesse e motivação em se qualificar para contribuir com o desenvolvimento da área.
Para obter a certificação de conclusão do curso, os estudantes serão avaliados com base em sua participação nas aulas, trabalhos individuais e em grupo, além de testes e provas teóricas e práticas. Os critérios de avaliação seguirão os aspectos qualitativos previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), priorizando a formação completa e eficiente dos estudantes.