Região Sudeste
APS vai construir rampa para ciclistas na passarela da Alfândega
O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) aprovou a construção de uma rampa para o acesso de bicicletas junto à passarela que faz a travessia de acesso ao cais, ao lado da Alfândega, sobre a Avenida Perimetral da margem direita do Porto de Santos. O anúncio foi feito após uma solicitação da Autoridade Portuária de Santos (APS), atendendo aos ciclistas que fazem o percurso diariamente da travessia marítima entre Santos e Vicente de Carvalho.
De acordo com a APS, a obra será realizada pela Rumo Logística, visando terminar com o problema enfrentado pelos ciclistas que utilizam diariamente a passarela, que foi construída pela mesma empresa em 2022.
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, recebeu a confirmação da concessionária de empresas da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips) de que as obras vão começar no dia 1º de setembro.
Segundo a APS, muitos ciclistas utilizam o elevador para entrar e sair da passarela. Isso por conta da inclinação da canaleta de condução das bicicletas, que fica junto às escadas. Os ciclistas não conseguem empurrá-las na subida nem segurá-las na descida.