Região Nordeste
Equipe do Porto de Suape ganha prêmio
Plataforma de geoprocessamento apresenta soluções para áreas de atuação do complexo
Uma ferramenta tecnológica desenvolvida pela equipe da Diretoria de Inovação e Transformação Digital do Porto de Suape (PE), com apoio de uma empresa contratada, foi premiada no GovSummit 2023, realizado em Brasília, na última quinta-feira (3).
Chamada de SuapeGeo, a plataforma de geoprocessamento é voltada para estudos e informações sobre o território do Complexo Industrial Portuário e, segundo a estatal, apresenta soluções para praticamente todas as áreas de ação do porto, dando suporte nas operações portuárias, na segurança patrimonial e nos projetos socioambientais.
O evento governamental deste ano teve como tema “Geotecnologias e Inovação no Desenvolvimento Sustentável de Cidades e Governos”. O objetivo foi apresentar aos participantes o que há de mais moderno no setor de location intelligence (termo utilizado para denominar a utilização inteligente de dados de localização para tomar melhores decisões para os negócios).
O encontro reuniu centenas de gestores públicos federais, estaduais e municipais de todas as partes do país e foi encerrado com as premiações.
Para a diretora de Inovação e Transformação Digital do porto, Adriana Martin, o programa é robusto, inovador, e demonstra o quanto o porto está em sintonia com a transformação digital.
“Estamos muito felizes com esse reconhecimento nacional e esperamos incrementar mais serviços para melhorar a performance do porto e demais setores do complexo industrial portuário”, celebrou Adriana.
Na prática, o corpo funcional do porto acessa o SuapeGeo para monitoramento do tráfego marítimo destinado ao atracadouro, apontando os horários exatos de atracação e desatracação de embarcações; para cadastrar e traçar o perfil socioeconômico das famílias que vivem no território do complexo; para detectar inconformidades ambientais que possam decorrer de operações no porto, a exemplo de lixo acumulado, derramamento de óleo na água etc.
Além disso, possibilita em tempo real o monitoramento do território, mapeando ocorrências diversas, como ocupações irregulares, delitos ambientais, entre outras.
O prêmio de excelência no uso de Location Intelligence na Gestão Pública também foi comemorado por Gleidson Dantas, idealizador da plataforma.
“Um incentivo e tanto para avançarmos ainda mais na transformação digital, ajudando a empresa a acelerar processos e a ter controle total sobre o que acontece no vasto território da estatal, que é de 17,3 mil hectares”, detalhou.
De acordo com ele, a ferramenta permite que novos procedimentos sejam incorporados à medida em que surgem novas demandas. Ela funciona por geolocalização e traz informações sobre os territórios continental e marítimo, apoiando as operações e a tomada de decisão em diversas esferas.
“Foram meses de muita dedicação para chegarmos a esse nível de qualidade”, destacou.