O governador Tarcísio de Freitas assinou o contrato de concessão da retomada das obras do trecho Norte do Rodoanel em solenidade realizada no Palácio dos BandeirantesCrédito: Divulgação/Governo de São Paulo
Região Sudeste
Governo de SP assina contrato de concessão do trecho Norte do Rodoanel
Expectativa é de que um dos trechos da obra seja concluído antes do prazo
Em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou na noite de quarta-feira (9) o contrato de concessão da retomada das obras do trecho Norte do Rodoanel. A assinatura do vínculo ocorre quase cinco meses depois que a Via Appia arrematou o leilão do trecho, na ordem de R$ 3,4 bilhões em investimentos. A expectativa é de que todas as obras que abrangem o trecho sejam concluídas em meados de 2026, conforme previsto no contrato, mas estima-se que um primeiro trecho seja entregue antes do prazo.
Segundo o governador, mesmo com o intervalo de quase cinco meses entre o leilão e assinatura do contrato, a concessionária vencedora já vem fazendo os estudos necessários para as obras que serão executadas e as que precisam ser concluídas. As obras do Rodoanel Norte estão paralisadas desde 2018.
Segundo o secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, existe a possibilidade que um primeiro trecho já deve ser entregue no ano que vem.
“Mesmo com esses meses para a assinatura, estamos trabalhando junto com a concessionária sobre o projeto para que a gente consiga antecipar o máximo possível as obras. Já posso adiantar aqui que há pretensão de entrega do primeiro trecho, entre a Via Dutra e a Fernão Dias, antes do prazo contratual, em até um ano”, comentou.
Conforme previsto no contrato, a concessionária terá um prazo total de três anos, sendo que o primeiro ano é exclusivo para o projeto e os dois anos seguintes para a conclusão das obras.
“O prazo contratual de um ano é referente a um projeto de engenharia, que os técnicos da empresa podem verificar, confrontar o que já existe de execução física, identificar eventuais perdas ou necessidade de trabalho. Como já estão fazendo esse estudo desde que arremataram o Rodoanel no leilão, é provável que a gente veja uma antecipação na realização dos serviços”, explicou Tarcísio de Freitas.
De acordo com o Governo do Estado, a concessão será de 31 anos e terá um total de investimentos previstos na ordem de R$ 3,4 bilhões, que já inclui a conclusão das obras paradas. O aporte público, que segundo o governador foi depositado na quarta-feira, é de R$ 1,4 bilhão em contrapartida.
Promessa de campanha
Tarcísio comentou que a solenidade de assinatura de contrato marcou uma promessa de campanha da atual gestão.
“A conclusão do Rodoanel vai atender muito o nosso Estado. É um empreendimento extremamente importante e relevante que vai mobilizar muito capital. A gente vai facilitar o acesso à Capital. Vamos desviar o trânsito de dentro da cidade de São Paulo. Isso aí garante menor tempo de viagem e melhora a logística como um todo”, comentou.
Na coletiva de imprensa, Tarcísio foi questionado sobre eventuais problemas ambientais que possam ser enfrentados durante a execução das obras.
“Não vejo problema (sobre questões ambientais). Temos todos os licenciamentos necessários. A pior coisa que se tem no ponto de vista ambiental é uma obra que ficou pelo meio do caminho. Concluir a obra é a melhor estratégia hoje para preservar o meio ambiente”, concluiu.
A solenidade contou com representantes da Via Appia, outros secretários do Governo de São Paulo e representantes da Agência de Transporte de São Paulo (Artesp) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP).
O trecho Norte
O trecho Norte do Rodoanel é a última parte do Anel Rodoviário Mário Covas, círculo viário construído ao redor da Grande São Paulo, oferecendo aos motoristas uma via expressa entre o Litoral e o Interior sem a necessidade de passar pela Capital. Nesse cenário, o empreendimento é estratégico ao Porto de Santos, ao agilizar e facilitar o transporte de cargas entre seus terminais, na Baixada Santista, e as demais regiões.
Com 44 km de extensão no eixo principal, três a quatro faixas por sentido e sete túneis duplos, o trecho Norte terá ainda 107 obras de arte especiais entre São Paulo, Arujá e Guarulhos. A expectativa é de que se reduza a circulação de 18 mil caminhões diariamente dentro da capital paulista.