sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Segundo a Autoridade Portuária de Santos, o canal de navegação do cais foi suspenso de forma preventiva por volta das 6h50 devido aos ventos de 28 nós, o equivalente a 52 km/hCrédito: Arquivo

Região Nordeste

Ventania interrompe navegação no canal do Porto de Santos por quase 4 horas

Atualizado em: 10 de agosto de 2023 às 11:19
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Segundo a Capitania dos Portos, ondas passaram dos 3 metros na manhã de quarta-feira

A chegada de uma forte frente fria na região do litoral de São Paulo causou a suspensão provisória do canal de navegação do Porto de Santos na manhã de quarta-feira (9). No final da tarde, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a partir do Painel Situação dos Portos em Tempo Real, informou que a situação no maior cais da América Latina foi normalizado.

Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), o canal de navegação do cais foi suspenso de forma preventiva por volta das 6h50.

Segundo a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), as ondas chegaram a passar dos 3 metros de altura, com ventos de 28 nós, que são equivalentes a 52 km/h.

Passado um tempo, às 10h30, a Marinha informou que o Porto de Santos passou a operar na condição de praticagem indireta. A Capitania dos Portos identificou uma melhora nas condições meteorológicas, com ondas de 2,6 metros e ventos de 20 nós.

Em nota, a APS disse que após a liberação parcial, o Porto de Santos passou a operar com calado restrito a 12,5 metros com 1 metro de maré. Por fim, a Autoridade Portuária afirmou que as operações em terra seguiram sem restrições no decorrer da quarta-feira.

Ciclone extratropical

No mês passado, no dia 13 de julho, o Porto de Santos também teve o seu Canal de Navegação suspenso devido à passagem de um ciclone extratropical nas regiões Sul e Sudeste.

Na ocasião, a Marinha suspendeu a navegação às 9h, sendo parcialmente liberada às 14h30. Foram registrados ventos de quase 90 km/h nas redondezas do cais, tanto em Santos quanto em Guarujá.

Compartilhe:
TAGS Agência Nacional de Transportes Aquaviários Capitania dos portos PORTO DE SANTOS Portos em Tempo Real