A empreitada para reabrir o antigo Moinho de Trigo do Porto de Ilhéus deve gerar até 250 empregos diretos, mais de mil indiretos e reativar uma estrutura parada há 11 anosCrédito: Divulgação/Codeba
Região Nordeste
Empresa estuda reabrir moinho de trigo do Porto de Ilhéus
JMG estima investimento de R$ 150 milhões para operar equipamento parado há 11 anos
A empresa JMG Alimentos está avaliando investir R$ 150 milhões para reabrir o antigo Moinho de Trigo do Porto de Ilhéus (BA). A empreitada deve gerar até 250 empregos diretos, mais de mil indiretos e reativar uma estrutura parada há 11 anos.
A informação foi divulgada após Maurício Galvão, diretor do complexo portuário, receber a diretoria da empresa no último dia 4 de agosto. Se for reativado, o equipamento irá industrializar biscoito e mistura para bolo.
Em abril deste ano, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que administra o complexo portuário, lançou um edital procurando investidores para reativar as atividades da Unidade Industrial de armazenagem e moinho de trigo.
Acompanhado pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e a deputada Soane Galvão, Maurício apresentou aos interessados os detalhes técnicos sobre o ativo e a importância da reativação dele para a cidade e toda a região sul do Estado.
“Esse equipamento é fundamental para fortalecer nossa atividade portuária e impulsionar a economia do Porto e da cidade de Ilhéus”, salientou Maurício Galvão.
Durante a reunião, foram apresentados vídeos que destacaram a dimensão do complexo portuário e sua relevância socioeconômica, que deve ter novo impulso nos próximos anos com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que atravessará a Bahia e será uma importante via de escoamento de grãos e minérios.
O prefeito Mário Alexandre destacou a importância da parceria, evidenciando a geração de emprego.
A deputada estadual Soane Galvão também se colocou à disposição para a viabilização da proposta.
Completaram a comitiva o secretário de Serviços Urbanos, João Aquino; o diretor de Desenvolvimento Econômico, Paulo Moreira; e representantes da JMG Alimentos.