Painéis serão realizados no auditório do Cubo Itau
Nacional
Think Tank: o futuro dos portos, do transporte e da logística em debate
Promovido pelo Brasil Export, evento vai analisar avanços tecnológicos, parcerias internacionais, os desafios do ESG e estratégias de inclusão. Programação será transmitida ao vivo pelo Portal BE News
De que forma as loghtechs podem contribuir para a implementação da multimodalidade no transporte de cargas? A busca da eficiência, a oferta diversificada de modal e o baixo custo por meio de inovação tecnológica dessas empresas é um dos assuntos do Think Tank Brasil Export, que será realizado hoje e amanhã, no Cubo Itaú, na Vila Olímpia, na capital paulista. O evento é promovido pelo Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária.
A programação do Think Tank será transmitida ao vivo pelo Portal BE News (www.portalbenews.com.br). O evento será aberto apenas a patrocinadores e convidados. Além de debates sobre tecnologia, haverá painéis tratando de relações internacionais, os princípios ESG (sigla em inglês de environmental, social and governance ou, em português, ambiental, social e governança) e inclusão, temas abordados nos conselhos temáticos do Brasil Export: o Tech, o Internacional, o ESG e o Feminino.
O evento foi o destaque do quadro Brasil Export, do Programa ZR News, transmitido ao vivo pela Rádio Santos FM 92.5 e também pelo portal BE News ontem. Um dos participantes do programa, o diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra) e presidente do Conselho do Brasil Tech Export, Angelino Caputo, falou sobre a diferença entre transporte intermodal e multimodal e a aposta do setor em startups para inovar o transporte de cargas. “Tem um conceito, aqui no Brasil, de que quando a carga atravessa mais de um tipo de transporte — vai de navio, de trem, de caminhão — é um transporte intermodal. O desejado é que esse transporte vire multimodal. Tem uma diferença sutil, no multimodal você contrata um frete só, um seguro só, mas isso ainda não é viável. Vamos ver como as empresas de tecnologia podem ajudar para que a gente possa, efetivamente, ter um transporte multimodal. Serão as loghtechs ajudando”, declarou Caputo.
O tema será debatido hoje (7), primeiro dia de Think Tank, no primeiro painel do Bloco do Conselho Brasil Tech. Com o tema: “Logtechs como promotoras da multimodalidade”, às 14h45, a mesa-redonda contará a participação do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Mario Povia; do secretário nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Felipe Queiroz; e da founder & COO na Flowls e conselheira do Brasil Tech Export, Anna Valle.
“O segundo painel é sobre como as empresas inovadoras, os hubs de inovação, as startups em geral, podem ajudar a alavancar o setor logístico e portuário de uma forma geral”, adiantou o presidente do Conselho Brasil Tech.
Mulheres de destaque e todas as formas de inclusão no setor de portos e infraestrutura estão na pauta do Bloco do Conselho Feminino, sob o comando da presidente Mayhara Chaves, que também é diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará e presidente da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph). “A gente vai ter um debate riquíssimo de como essas mulheres (participantes do painel 1) chegaram nessas funções, como foi esse desafio e servir de inspiração para outras mulheres alcançarem os maiores postos de suas empresas”, afirmou Mayhara, que participou do quadro Brasil Export ontem.
Os dois painéis do Bloco do Conselho Feminino serão realizados no segundo dia do encontro, no período da manhã. Participarão do primeiro painel, às 9h15, as conselheiras do Brasil Export, Laíne Meira (apresentação) e Najla Buhatem Maluf (moderação), e as debatedoras Flavia Takafashi, diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); Isadora Cohen, presidente da Infra Women Brazil; e Roberta Carvalhal, diretora Jurídica e de Relações Institucionais da Wilson Sons.
Mayhara destacou ainda o segundo painel que discutirá sobre inclusão e diversidade no mercado de trabalho. “No Conselho Feminino, a gente não fala só da inclusão das mulheres no mercado de trabalho, mas da inclusão generalizada, seja de pessoas com deficiência, pessoas de outros gêneros. Falamos da diversidade de gênero”, comentou. Para este painel foram convidadas as conselheiras do Brasil Export Milena Castro (apresentação) e Elck Fogagnoli (moderação), e as debatedoras Jeniffer Pires, sócia do Kincaid | Mendes Vianna Advogados; Tahiana Gurgel, head Strategic Projects Levu Logistics/diretora comercial da Mobs2 (non buses); Jacqueline Wendpap, diretora-executiva do Instituto Praticagem do Brasil; e Patricia Lascosque, superintendente Institucional de Logística da Suzano e presidente do Conselho Diretor da ATP.
Também presente no quadro Brasil Export, o diretor-geral e de Operações do Instituto Voz dos Oceanos e presidente do Conselho ESG Brasil Export, João Eduardo Amaral, afirmou que o bloco do Conselho ESG debaterá sobre o tripé infraestrutura, sustentabilidade e investimentos e, também, sobre transição energética, nos painéis reservados para amanhã à tarde.
O tema do painel 1 deste bloco é “Novo olhar para infraestrutura, sustentabilidade e investimentos para o crescimento do Brasil”, que iniciará às 14h45. “Será uma discussão bastante rica, onde iremos colocar para a plateia os projetos e iniciativas, e o plano estratégico tanto do Ministério da Infraestrutura quanto do BNDES neste tema”, disse Amaral.
Participarão deste painel, além de Amaral, (apresentação), o conselheiro ESG, Marcelo Sammarco (moderação), e os debatedores Ricardo Barros, diretor de Operações do BNDES; Fabio Siccherino, CEO da DP World Santos; e George Yun, coordenador-geral da Subsecretaria de Sustentabilidade do Ministério da Infraestrutura.
“Com relação à segunda agenda, temos outro tema muito importante que é a transição energética”, disse Amaral, acrescentando que muito tem-se falado sobre “a utilização cada vez maior de energias renováveis como um pilar de transição e mudança no nosso setor de infraestrutura portuária, marítima, logística e do agronegócio. Com isso, tentamos misturar a visão do poder público e da autoridade que regulamenta o setor, junto com iniciativas das empresas privadas, mas não esquecendo que estamos estudando e temos propriedade acadêmica para falar sobre esse assunto”, complementou.
Participarão deste painel, além de Amaral, a especialista em Meio Ambiente da Wilson Sons, Camila Felipe (moderação), e os debatedores Flavia Takafashi, diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); Stefano Angioletti, CEO da Grid Energia e professor na SKEMA Business School; Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade da Ambev e Guilherme Correa, professor na In Digital Learning e diretor da Equal Energia.
O Think Tank também terá um bloco do Conselho Internacional, que ocorrerá hoje, a partir das 9 horas. O primeiro painel, com o tema Compartilhando o Atlântico: fomento do comércio internacional entre Brasil e Portugal, está marcado para as 9h15. Na sequência, às 10h45, haverá o Painel 2: Características dos complexos portuários e da plataforma logística da Espanha.
Programação do Think Tank Brasil Export
Hoje e amanhã, em São Paulo/SP
Cubo Itaú – Alameda Vicente Pizon, 54, Vila Olímpia
Exclusivo para conselheiros, autoridades e patrocinadores
Programação sujeita a alterações
Hoje | Terça-feira
Início da transmissão online
BLOCO DO CONSELHO INTERNACIONAL
9h00 – Abertura da programação técnica e contexto dos painéis
– Palavras de Jorge Lima, Presidente do Conselho Internacional do Brasil Export
9h15 – Painel 1: Compartilhando o Atlântico: fomento do comércio internacional entre Brasil e Portugal
10h45 – Painel 2: Características dos complexos portuários e da plataforma logística da Espanha
12h15 – Fim do Bloco do Conselho Internacional e intervalo (livre)
BLOCO DO CONSELHO BRASIL TECH
14h30 – Abertura da programação técnica e contexto dos painéis
– Palavras de Angelino Caputo, Presidente do Conselho do Brasil Tech Export
14h45 – Painel 1: Logtechs como promotoras da multimodalidade
16h15 – Painel 2: Inovação aberta, startups e hubs de inovação apoiando o desenvolvimento do setor logístico-portuário
17h45 – Fim do Bloco do Conselho do Brasil Tech Export
18h00 – Abertura com palestra de Mario Povia, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura
Amanhã | Quarta-feira
Início da transmissão online
BLOCO DO CONSELHO FEMININO
9h00 – Abertura da programação técnica e contexto dos painéis
– Palavras de Mayhara Chaves, Presidente do Conselho Feminino do Brasil Export
9h15 – Painel 1: Mulheres de destaque no setor de portos e infraestrutura
10h45 – Painel 2: Ações do mercado empresarial para uma atividade mais sustentável e inclusiva
12h15 – Fim do Bloco do Conselho Feminino e intervalo (livre)
BLOCO DO CONSELHO ESG DO BRASIL EXPORT
14h30 – Abertura da programação técnica e contexto dos painéis
– Palavras de João Eduardo Amaral, Presidente do Conselho ESG do Brasil Export
14h45 – Painel 1: Novo olhar para infraestrutura, sustentabilidade e investimentos para o crescimento do Brasil
16h15 – Painel 2: Transição energética: oportunidades para o setor de infraestrutura
17h45 – Fim do Bloco do Conselho ESG do Brasil Export
18h00 – Encerramento