O Porto de Lisboa registrou aumento de 10% no número de navios atracados nos seis primeiros meses deste ano. Foram ao todo 1.086 embarcações, sendo 827 de cargaCrédito: Divulgação
Portugal
Porto de Lisboa cresce 6,3% no primeiro semestre
Foram movimentadas no período 5,5 milhões de toneladas
O Porto de Lisboa, em Portugal, movimentou nos primeiros seis meses deste ano 5,5 milhões de toneladas, um aumento de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira (14) pela APL, Autoridade Portuária que administra o complexo.
De acordo com a nota, a melhoria no desempenho foi notada em vários segmentos, com destaque a carga conteinerizada, granéis líquidos e granéis sólidos, bem como o aumento de 10% no número de navios atracados no porto nos seis primeiros meses do ano.
Foram ao todo 1.086 embarcações, sendo 827 de carga. “Este número representa um aumento de 97 navios comparando com o mesmo período do ano anterior”, explica o documento.
Em relação aos granéis sólidos, foi contabilizado um aumento de 5%, com a movimentação de 2,59 milhões de toneladas no semestre. Quanto aos granéis líquidos, o acréscimo foi de 18,2%, com 742 mil toneladas operadas.
“O crescimento registado nos granéis líquidos está relacionado com o bom desempenho do Terminal de Líquidos do Barreiro (Alkion), que passou a movimentar mais carga para Espanha, principalmente amoníaco”, detalhou a nota.
Já a movimentação de contêineres atingiu 1,6 milhões de toneladas, aumento de 7,4%. O Porto de Lisboa salientou o crescimento do Terminal de Contentores de Alcântara – Yilport Liscont – em 21%, com aumento das exportações em 18% e das importações em 29%.