O anúncio do Grupo SSM foi feito durante reunião com a governadora de Pernambuco Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas, no início deste mêsCrédito: Divulgação/Governo de Pernambuco
Região Nordeste
Empresa vai exportar aço e alumínio pelo Porto de Suape
Grupo SSM do Brasil detém um dos maiores conglomerados de aço e alumínio do país e anunciou decisão em reunião com a governadora de Pernambuco
O Grupo SSM Brasil, que detém um dos maiores conglomerados de aço e alumínio do país, anunciou que irá expandir suas atividades com uma planta a ser instalada no município de Canhotinho, no agreste pernambucano, e os produtos produzidos na nova unidade serão exportados para a Europa e Estados Unidos a partir do Porto de Suape (PE).
O anúncio foi feito durante reunião com a governadora Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas, no início deste mês. Também participaram do anúncio o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, e membros da diretoria da SSM Brasil.
A empresa tem uma unidade no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e uma em São José dos Pinhais, no estado do Paraná. Atualmente, a SSM gera 351 postos de trabalho diretos em Pernambuco.
“Essa expansão corresponde a uma agenda muito importante não só para nosso Estado, mas para todo o país, que é a energia limpa, renovável”, declarou a governadora Raquel Lyra. A empresa produz componentes usados nos painéis solares que geram energia.
Carlos Bebiano, CEO da SSM Brasil, explicou que a expansão visa o atendimento dos dois novos mercados internacionais a partir de 2025. “Iremos produzir aço e alumínio em Canhotinho, enviar através do Porto de Suape e distribuir para toda a Europa e Estados Unidos”, ressaltou.
Através da extrusão do alumínio e transformação do aço, a SSM Brasil produz estrutura e moldura para fixar as placas solares fotovoltaicas. A estratégia da companhia é manter a fábrica de Jaboatão dos Guararapes até que a planta de Canhotinho esteja pronta para receber o maquinário e, a partir de então, fazer a transferência da produção de alumínio e a produção da linha em aço.
A previsão é que a nova fábrica esteja pronta no segundo semestre de 2024. A expectativa é que quando a planta de Canhotinho estiver com a capacidade total, irá gerar de 800 a 1.200 empregos, entre diretos e indiretos.
“Apresentamos nossas perspectivas para a governadora Raquel Lyra e fomos muito bem recebidos, ela acolheu nossa nova planta e comemorou a geração de emprego e renda. Agradecemos o apoio”, completou Carlos Bebiano.