O documento assinado com a EDF Renewables Brasil contempla a mútua cooperação e intercâmbio para promover a cadeia produtiva da indústria de hidrogênio verde no EstadoCrédito: Thiago Gaspar/Governo do Ceará
Região Nordeste
Porto do Pecém chega ao 32º memorando para produção de H2V
Documento foi assinado com a empresa de energias renováveis EDF Renewables Brasil
O Governo do Ceará firmou na quarta-feira (16) o 32º Memorando de Entendimentos para a produção de Hidrogênio Verde (H2V) no Porto do Pecém. O documento foi assinado com a empresa de produção de energia renovável EDF Renewables Brasil e contempla a mútua cooperação e intercâmbio para promover a cadeia produtiva da indústria de hidrogênio verde no Estado.
O encontro para assinatura do acordo foi liderado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Max Quintino, e contou com a presença do presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo; secretários de estado; além de representantes da EDF Renewables Brasil e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
O secretário da Casa Civil, Max Quintino, ressaltou que essas parcerias são significativas e que “o Governo do Ceará está à disposição para viabilizar o avanço desses memorandos para que, de fato, as expectativas em relação ao hidrogênio verde no Estado se tornem possíveis”.
A iniciativa está alinhada a uma estratégia em comum entre o Governo do Ceará e a EDF Renewables, que é a de estimular a geração de energias renováveis. A partir do acordo, a companhia planeja desenvolver estudos e analisar a construção de uma planta de produção de hidrogênio verde possibilitando, inclusive, a aproximação com universidades locais.
O CEO da EDF Renewables Brasil, André Salgado, destaca que a assinatura do memorando com o Governo do Ceará é mais um marco. “Ratifica as nossas ambições e plano de crescimento no Brasil, além de contribuir com as metas de baixa emissão de carbono do Grupo EDF até 2030”, citou.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, ressaltou que a assinatura do memorando reforça o compromisso do Governo do Ceará de ampliar a produção de hidrogênio verde no Estado.
“Esse é mais um memorando assinado para atender a geração de oportunidades produtivas verdes e sustentáveis para o nosso parque industrial local, bem como para outros parques industriais, criando oportunidades de emprego, renda e de investimentos privados”, comentou.