sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Os produtos que mais aumentaram a participação no modal ferroviário foram milho, soja, fertilizantes, derivados de petróleo e contêineres.

Região Sul

Carga por trem cresce 6,4% nos portos do Paraná

10 de junho de 2022 às 10:30
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

Em 2022, foram escoados por este modal 3,11 milhões de toneladas, contra 2,92 milhões registrados em 2021

O volume de carga que chega e sai por trilhos dos portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná, aumentou 6,4% no primeiro quadrimestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2022, foram escoados por este modal 3,11 milhões de toneladas, contra 2,92 milhões registrados em 2021.

O total de cargas movimentadas pelos complexos também subiu. De janeiro a abril de 2022 foram contabilizadas 18,69 milhões de toneladas, acréscimo de 2,23% sobre 2021, com 18,28 milhões.

Os produtos que mais aumentaram a participação no modal ferroviário foram milho, soja, fertilizantes, derivados de petróleo e contêineres. “Em trens, recebemos milho, soja, farelos, algumas cargas em contêineres – como o frango e açúcar, em produtos destinados à exportação”, explicou o diretor de Operações, Luiz Teixeira da Silva Júnior.

Segundo ele, no sentido contrário, saem para o interior em vagões, principalmente, fertilizantes, algum volume de carga conteinerizada e derivados de petróleo.

No primeiro quadrimestre do ano passado, 7% do volume de milho exportado pelo Porto de Paranaguá chegou em vagões. Neste ano, subiu para 11%. De soja, passou de 28% para 29%. Entre os fertilizantes destinados para o interior, essa participação foi de 2% para 5%.

“A alta no transporte dos derivados de petróleo e dos contêineres em vagões destaca-se ainda mais”, comentou Teixeira.Do líquido, de nenhum volume chegando ou saindo de trem, de janeiro a abril de 2021, passou para uma participação de 12% no modal.

Já entre as cargas em contêineres,13% de todo o volume movimentado no período (3.771.363 toneladas) chegou ou saiu do porto pela ferrovia, no primeiro quadrimestre do ano. No ano passado, foram 8% do total de 3.680.683 toneladas.

“Temos projetos avançando para aumentar ainda mais a participação do modal ferroviário nos portos do Paraná”, mencionou o diretor de Operações. “Por exemplo, a Klabin se instalando no terminal na área portuária trará de volta o trem até o costado”.

Duas obras do Estado com o objetivo de fomentar ainda mais esse transporte são a Nova Ferroeste e o projeto Cais Leste (Moegão), em fase de licitação.

Compartilhe:
TAGS Ferrovia logística Paraná