Arquivo pessoal
Estilo BE
Tempero BE: “chef” José Roberto Campos revela os segredos de sua paella
Quem resiste à paella do chef Campos?
Abrindo a nova seção da coluna Estilo BE com chave de ouro compartilhamos a receita da famosa receita da Paella do chef Campos, elogiadíssima pelos poucos privilegiados que já experimentaram. A proposta é abrir espaço para que executivos do Brasil Export mostrem seus talentos também na cozinha.
Paella do chef Campos
Ingredientes: Costelinha de porco salgada; Tulipa de frango; Camarão rosa médio; Lulas em anel; Vieiras; Camarões grandes com cabeças e cascas;
Arroz para paella; Açafrão; Caldo de carne; Alho; Pimentão vermelho; cabeça de alho; Tomate italiano.
Não usar molho pronto de tomate
Como fazer, pelo chef:
“Caros Amigos
Cozinhar tem que ser um ato que só deve feito com Amor. Somente dessa maneira conseguimos levar aos que irão compartilhar o prato um prazer para a visão, olfato, e o paladar. Feito esse preâmbulo vamos à receita secreta. As quantidades dependem do número de pessoas que irão compartilhar da Paella.
Em primeiro lugar, precisamos de uma paelleira do tamanho que seja o suficiente a ser servido, além de um fogareiro que transmita o calor igualmente a toda paelleira. Ela dever estar nivelada para possibilitar o cozimento por igual do arroz.
Vamos ao processo:
1- Fazer o dessalgue da costelinha de porco;
2- Picar os tomates e pimentões para fazer o sofrido, não havendo restrição ao alho, picar e juntar;
- Adicionar o azeite na paelleira, aquecer e colocar as costelinhas para dourar;
- Retirar as costelinhas, colocar o frango e dourar;
- Retirar o frango e iniciar com os frutos do mar;
- Passar no azeite e retirar, seguindo a seguinte ordem: os camarões médios, em seguida os anéis de lula e as vieiras. Os camarões grandes deverão ser fritos somente para avermelhar a casca. É muito importante tomar atenção nessa fase, para não cozinhar demais os frutos do mar. O cozimento será completado junto com o arroz.
- Em seguida, aproveitando o azeite do cozimento, fazer o sofrito, juntando os tomates, alho e pimentões picados. Ao chegar no ponto, desligar o fogo para montar a paella. Os ingredientes deverão ser colocados na paelleira de forma a garantir uma uniformidade na distribuição.
- Colocar o arroz espalhando em toda a paelleira. Nesse momento o processo pode ser interrompido, aguardando os comensais.
- Reiniciar o processo reacendendo o fogareiro e acrescentar o caldo de carne bem aquecido, o açafrão ao caldo e colocar na paelleira até cobrir o arroz. Após o arroz começar a ser cozido, provar o sal até o ponto desejado. Chegando o arroz ao ponto de cozimento, desligar o fogo.
- Cobrir com papel alumínio e aguardar 10 minutos. A paella está pronta para ser servida. Para acompanhar, um bom vinho. Os meus preferidos são os Pinot noir ou Cármènere. Divirtam-se!”
Leitura
Ansiedade a seu favor
Será que a tal ansiedade pode ser boa para a saúde mental? A resposta é sim, se depender da psicóloga americana Tracy Dennis-Tiwary, professora de Psicologia e Neurociência, diretora do Emotion Regulation Lab e codiretora-executiva do Center for Health Technology, na Hunter College.
Seu livro “Não tenha medo da ansiedade”, lançado pela editora Sextante, revela que a ansiedade pode ser desagradável, mas diferente do desespero, ajuda a manter a esperança.