Do volume inicial de 2,5 mil toneladas de frutas exportado pelo Porto do Pecém, 98% será descarregado nos portos de Roterdã (Países Baixos) e de Londres (Inglaterra)Crédito: Divulgação
Região Nordeste
Começa temporada de exportação de frutas frescas pelo Porto do Pecém
Carga inicial é de 2,5 mil toneladas e inclui melões, melancias, mangas e uvas produzidas em quatro estados do Nordeste
Começou na noite de sexta-feira (25) a temporada 2023/2024 de exportação de frutas frescas pelo Porto do Pecém (CE). A carga inicial é de 2,5 mil toneladas e inclui melões, melancias, mangas e uvas produzidas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia.
Desse volume inicial, 98% será descarregado nos portos de Roterdã (Países Baixos) e de Londres (Inglaterra). O restante seguirá para outros portos da Europa. A exportação iniciará com o MSC Sofia Celeste, primeiro navio dedicado ao serviço de exportação da safra atual de frutas para a Europa.
“Essa operação marca o início da temporada das frutas, um dos nossos carros-chefes. Estamos com uma expectativa muito positiva com a safra este ano, tanto para a Europa quanto os Estados Unidos”, disse André Magalhães, diretor comercial do Complexo do Pecém. Nos sete primeiros meses deste ano, o Pecém exportou 25,6 mil toneladas de frutas.
Daniel Soares, gerente da MSC em Fortaleza e no Pecém, explicou que a empresa opera no Pecém desde a inauguração do porto cearense, em 2002, mas o serviço de exportação de frutas teve início apenas em 2017, apostando na localização estratégica do Pecém.
Pernambuco, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte são os estados que mais exportam frutas do Brasil, tornando a região Nordeste líder nacional neste segmento.