sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Raquel Kibrit participou do quadro Brasil Export no programa ZR News

BE News

Brasil deve melhorar divulgação do setor portuário, diz representante da AAPA

14 de junho de 2022 às 10:40
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Para Raquel Kibrit, é preciso ajustar a maneira como se comunicam as possibilidades de investimentos internacionais no segmento

O segmento portuário precisa melhorar a forma como comunica suas oportunidades de negócio e investimentos aos países estrangeiros. Esta é a opinião de Raquel Kibrit, representante da American Association of Port Authorities (AAPA) no Brasil.

“Não é fácil fazer negócio na China ou na Espanha, por exemplo, mesmo assim esses países comunicam os bons elementos com relação às oportunidades, ao invés de comunicar as dificuldades. O brasileiro faz ao contrário”, disse Raquel durante sua participação no programa ZR News, transmitido ao vivo ontem (13), ao meio-dia, pelo portal BE News, pela rádio Santos FM 92,5FM (na Baixada Santista) e pelo canal da ZR News no YouTube.

Para a executiva, ajustar a maneira como se vende as possibilidades de investimentos internacionais no setor portuário brasileiro não tem a ver com esconder as dificuldades, “mas elas não precisam ser a primeira coisa que a gente comunica”, explica.

Raquel disse que o Porto de Santos (SP) tem mudado esta mentalidade nos últimos anos e o trabalho internacional está mais ativo, “inclusive fez a atração de players internacionais nas licitações mais recentes por conta dessa mudança na comunicação”, pontuou Kibrit ao exemplificar o trabalho da Autoridade Portuária do complexo, exercida pela Santos Port Authority (SPA).  

A representante da AAPA também destacou o XXX Congresso Latinoamericano de Puertos, que acontecerá em Santos, entre 28 e 30 de novembro. Para ela, o evento será uma excelente oportunidade para as empresas do segmento e para “coroar” este novo posicionamento internacional que vem sendo adotado pela diretoria de algumas companhias brasileiras.

Ela ressaltou que são esperados cerca de 550 participantes estrangeiros. “Eles estão ansiosos para conhecer o maior porto da América Latina. E nós temos a expectativa de aumentar a participação brasileira, já que este congresso está sendo realizado aqui, além de ser uma oportunidade de continuar fazendo essa comunicação positiva do setor portuário e atrair mais negócios”, pontuou Raquel.

Virão representantes do setor portuário da Argentina, de Portugal, Chile, México, Colômbia e Estados Unidos, entre outros países. Raquel destacou  a importância das empresas brasileiras se programarem para o evento e deu dicas que podem ajudar na prospecção de futuras parcerias.

“É importante saber quem vem no evento, tentar uma conversa antes do congresso, fazer reuniões. É fundamental antecipar este trabalho de prospecção para que a conversa de negócios seja concluída aqui”.  

Brasil Export

A representante da AAPA parabenizou ainda a iniciativa do Brasil Export em internacionalizar suas atividades. Para ela, levar o fórum a Portugal e programar missões à Espanha e aos países do Mercosul são ações fundamentais para expandir a visibilidade do trabalho realizado pelo setor portuário brasileiro, o que pode abrir caminhos para aumentar a participação do segmento no mercado internacional, bem como trazer investimentos estrangeiros para o Brasil.

Compartilhe:
TAGS AAPA brasil export investimento