O documento foi entregue pelo representante do grupo, André Barbieri, diretor do Banco Master, ao presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, que deverá repassá-lo ao presidente LulaCrédito: Divulgação
Nacional
Em carta, empresários pedem ao governo brasileiro escritório da Apex
Em abril deste ano, o presidente Lula já havia anunciado a intenção de instalar um posto da agência em Lisboa
Cerca de 100 pessoas, entre empresários, investidores, profissionais liberais e acadêmicos encaminharam, no último dia 25, em Luanda, Angola, uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo a abertura de um escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Portugal.
O documento foi entregue pelo representante do grupo, André Barbieri, diretor do Banco Master, ao presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, que deverá repassá-lo ao presidente Lula.
Em abril deste ano, durante uma missão ao país lusitano, o presidente Lula já havia anunciado a intenção de instalar um escritório da Apex em Lisboa. Na ocasião, o presidente disse que a medida mostraria a seriedade da relação entre Brasil e Portugal.
Na carta encaminhada ao Governo, o grupo agradece aos esforços que o presidente têm feito para incrementar a relação comercial e política do Brasil com outros países e cita acreditar que o país pode ter uma participação “bem mais relevante” no comércio internacional.
Reafirmam o apoio à instalação de uma sede da Apex em Portugal, destacando que uma estrutura profissionalizada e experiente no país seria fundamental em um cenário global cada vez mais competitivo e auxiliaria o crescimento de empresas nacionais rumo a novos mercados na Europa.
Ainda no documento, o grupo encoraja a ampliação do apoio governamental e políticas públicas que facilitem a exportação de cargas e ressalta a importância de acordos comerciais e parcerias estratégicas que reduzam barreiras comerciais e facilitem trâmites aduaneiros.
Confira a carta na íntegra:
“Inicialmente, o cumprimentamos pelos esforços que Vossa Excelência tem pessoalmente empreendido para o incremento da relação comercial e política do Brasil com o mundo.
Acreditamos que nosso país, especialmente pelo potencial das empresas nacionais, pode ter uma participação bem mais relevante no comércio internacional, que gera divisas e fomenta o desenvolvimento.
Nesse contexto, como brasileiros, interessados no mercado português e europeu, celebramos a realização da cúpula Brasil-Portugal de 2023, que inaugurou formalmente uma fase do diálogo institucional do Brasil com Portugal, país irmão que representa uma valorosa ponte brasileira com a Europa e com os ideais fundamentais que nos unem.
O anúncio público, feito por Vossa Excelência, da instalação de um escritório da ApexBrasil em Portugal, no intuito de alargar essa ponte e conferir materialidade às oportunidades, foi particularmente alvissareiro. Os signatários desta carta, independentemente de questões ideológicas, têm o entusiasmo de expressar o firme apoio à intensificação da política pública que vise promover e incentivar as empresas brasileiras a exportarem seus produtos para a Europa e realizarem investimentos conjuntos com os contratantes europeus.
Nesse contexto, o apoio de uma estrutura profissionalizada e experiente a ser montada na ApexBrasil seria fundamental. Em um cenário global cada vez mais competitivo, a expansão dos mercados de exportação é fundamental para a sustentabilidade e crescimento das empresas nacionais.
A Europa, como um dos principais polos econômicos do mundo, oferece oportunidades significativas para o fortalecimento da nossa economia por meio da exportação de bens e serviços. A diversificação das relações comerciais não apenas impulsiona os setores produtivos, mas também aumenta a resiliência da economia brasileira a flutuações a choques internacionais.
Sendo Portugal nossa pátria irmã na língua, e, sendo a língua nossa pátria, como disse Fernando Pessoa, nos parece ser o local ideal para funcionar como facilitador para os negócios brasileiros na Europa, em especial na nova realidade com a implementação do acordo comercial União Europeia-Mercosul.
Portanto, encorajamos veementemente a ampliação do apoio governamental e das políticas públicas que visem facilitar o processo de exportação para a Europa: financiamento facilitado, assistência técnica e capacitação empresarial são alguns dos recursos que podem ser disponibilizados para tornar essa iniciativa um sucesso.
Além disso, a promoção de acordos comerciais e parcerias estratégicas com países europeus é fundamental para a redução de barreiras comerciais e facilitação dos trâmites aduaneiros. Essas são tarefas importantes que demandam coordenação e foco local e podem ser mais efetivamente executadas após a materialização do escritório da ApexBrasil em Portugal.
Empresários, investidores, profissionais liberais e acadêmicos que diretamente, ou indiretamente — através das suas empresas, instituições, clientes e publicações — atuam para expandir o mercado dos produtos e serviços brasileiros em Portugal e na Europa”.