sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Johnson se reuniu com o governador Tarcísio de Freitas em São Paulo (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

Região Sudeste

Ex-premiê britânico defende acordo entre Reino Unido e São Paulo

Atualizado em: 1 de setembro de 2023 às 9:09
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Boris Johnson se reuniu com o governador de São Paulo na quinta-feira, no Palácio dos Bandeirantes

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, esteve no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, nesta quinta-feira (31), onde se reuniu com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e secretários estaduais. Durante o encontro, ambos discutiram assuntos envolvendo o desenvolvimento econômico, energia renovável, hidrogênio verde e assuntos voltados para o comércio. O ex-premiê afirmou que é importante um acordo de livre comércio entre o Reino Unido com São Paulo e, posteriormente, com o Brasil.

Tarcísio conversou com o ex-premiê a respeito do cenário econômico de São Paulo e todas as potencialidades e protagonismo em torno da transição energética. Além disso, outra pauta discutida envolveu a aproximação comercial entre o Brasil e o Reino Unido.

“Nossa conversa girou muito em torno do hidrogênio verde, biometano, etanol, da energia renovável e de toda a aptidão de São Paulo nesse processo. Nós temos um potencial gigantesco para alavancar parcerias, principalmente no campo da indústria, do comércio exterior e também no campo de tecnologia e energia”, declarou o governador.

Boris Johnson agradeceu a recepção do governo de São Paulo e pontuou que era um grande momento, pois o Reino Unido e o Brasil são duas grandes potências econômicas. Segundo o ex-ministro, o Reino Unido deve estabelecer um acordo comercial, especialmente com São Paulo.

“Nessa conversa com o governador percebi que temos muitos em comum. Temos a mesma ambição de combater a mudança climática com a tecnologia verde para ampliar as oportunidades para todos os nossos cidadãos. É preciso fazer um acordo de livre comércio. Talvez a gente deveria começar por São Paulo, depois Brasil, depois o Mercosul”, comentou Johnson.

Johnson liderou o governo britânico entre julho de 2019 e setembro de 2022 e, desde então, vem participando de cúpulas do setor privado para ampliação de investimentos globais em parcerias com gestões públicas.

Acompanharam a visita do ex-primeiro ministro, os secretários estaduais de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz.

Compartilhe:
TAGS Boris Johnson Região Sudeste Reino Unido São Paulo Tarcísio de Freitas