Aeroporto de Linhares foi inaugurado pelo Governo Federal em abril deste ano (Foto: Divulgação/Governo do ES)
Região Sudeste
Infraero assina contrato para administrar aeroporto de Linhares e terminais
Empresa ficará responsável por atividades como segurança aeroportuária e operacional
A Infraero e o Governo do Espírito Santo firmaram o contrato de gestão e operação do Aeroporto Regional de Linhares, que foi inaugurado pelo Governo Federal em abril deste ano. A solenidade de assinatura ocorreu no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande (PSB) e do presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay. Além disso, a Infraero assinou contrato de gestão e operação com outros dez terminais, todos localizados no Ceará.
A Infraero ficará responsável por atividades como segurança aeroportuária e operacional, treinamentos, limpeza e conservação, serviços de meio ambiente e de tecnologia da informação, entre outras. Além disso, assumirá ações como fiscalização, vistoria e inspeção e também o fomento da área comercial.
Segundo o Governo do Espírito Santo, a Infraero fará ainda um completo diagnóstico técnico da situação do aeroporto e a interlocução com os entes que compõem o sistema de aviação civil a fim de alavancar as operações locais. O prazo para prestação dos serviços é de 12 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses.
“Quando um aeroporto é bem administrado, ele se torna um agente transformador da cidade e da região, gerando emprego e renda para a população. No caso desses aeroportos, eles possuem, também, a função de integração nacional. Essa é a nova vocação da Infraero”, afirmou o Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.
Para o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, essa parceria demonstra o empenho de ambas as partes para o fortalecimento da aviação regional no Espírito Santo.
“A Infraero conhece os desafios das atividades de operação e gestão de aeroportos e conta com equipes altamente capacitadas que darão todo o apoio técnico ao Governo do Estado para o desenvolvimento do Aeroporto de Linhares”, destacou.
O novo Aeroporto de Linhares foi inaugurado em abril deste ano. Além da expansão da pista de pousos e decolagens, que possui 1.860 metros de extensão, o aeroporto recebeu obras de ampliação e reforma do terminal de passageiros, com capacidade para cerca de 230 pessoas, nova fachada, reformulação das áreas internas e estacionamento. O investimento total para o terminal foi de R$ 29,88 milhões, sendo R$ 17,9 milhões da União (60%) e o restante do Governo Estadual.
Ceará
O contrato entre a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária com o Governo do Ceará contempla os aeroportos de Camocim, Campos Sales, Crateús, Iguatu, Quixadá, São Benedito, Tauá, Jericoacoara, Aracati e Sobral.
“As tratativas junto ao Governo Federal, por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos, começaram há cerca de dois meses. Faz parte da iniciativa que visa à ampliação, interligação e modernização dos aeroportos regionais. Aqui no estado teremos dez equipamentos geridos pela Infraero, o que deve melhorar as condições e ampliar a oferta tanto para o turismo quanto para os negócios”, comentou Jade Romero, vice-governadora do Ceará.
De acordo com a Infraero, o prazo para prestação dos serviços nos aeroportos cearenses será de 60 meses, podendo ser prorrogado de comum acordo entre as partes.