Ponte sobre o Rio Jaguarão liga a cidade de Jaguarão (RS), no Brasil, a Rio Branco, no Uruguai (crédito: divulgação)
Mercosul
Dnit lança edital para construção de nova ponte entre RS e Urugua
Propostas serão abertas em 16 de outubro. Obras devem ser concluídas em três anos e meio
Demanda histórica para ampliar a integração entre Brasil e Uruguai, a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, na BR-116/RS, está mais próxima de se tornar realidade. O Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), publicou no Diário Oficial da União (DOU) dessa quinta-feira, o edital que abre a licitação para a contratação da empresa que fará os projetos da ponte e executará as obras. O empreendimento ainda inclue o acesso do lado brasileiro e o posto da aduana brasileira.
De acordo com o edital, a abertura das propostas está marcada para 16 de outubro, às 15 horas.
Também conforme o texto publicado no DOU, a ponte terá 419 metros de extensão, ligando as cidades de Jaguarão (RS), no Brasil, e Rio Branco, no Uruguai, passando sobre o Rio Jaguarão. Ela ficará à oeste da ponte original, a Barão de Maurá, atualmente a única ligação rodoviária entre os municípios. Com as duas estruturas, os motoristas terão maior segurança e fluidez no trânsito entre os dois países, destacou o Ministério dos Transportes.
A obra terá de ser concluída em três anos e meio, segundo o edital.
“Esse é um compromisso histórico do governo do presidente Lula, que já havia se alinhado ao presidente uruguaio para melhorar a estrutura na região da fronteira, e que será fundamental para estreitar não só o tráfego de pessoas e cargas entre os países, mas para fortalecer as relações bilaterais e integradas entre os países”, disse, em nota, o ministro dos Transportes, Renan Filho, que defende a construção de uma agenda em comum para o Mercosul no setor de infraestrutura de transportes.
A publicação do edital foi comemorada pelo embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles. Para o diplomata, a construção da segunda ponte, além de atender a uma demanda histórica dessa região do Rio Grando do Sul e do Uruguai, dará um novo impulso ao desenvolvimento ao país sul-americano. “Ter uma nova ponte sobre o Rio Jaguarão é muito importante para o Uruguai, pois por ali passam nossas exportações. Então é uma obra que impulsiona nosso comércio exterior”, afirmou.
Valles também destacou o modelo de licitação, que selecionará uma mesma empresa para elaborar os projetos da ponte e, na sequência, construí-la. “Esse é um modelo mais simples, mais rápido, que garante um processo célere e reduz o risco de judicializações”, disse.